Ao ser nomeado coadjutor, Dom Juarez passa a ser o próximo bispo diocesano de Parnaíba
Alteração no episcopado católico no Piauí. Na manhã desta quarta-feira, 06 de janeiro, a Nunciatura Apostólica, embaixada do Vaticano no Brasil, comunicou que o Papa Francisco nomeou dom Juarez Sousa da Silva (54) como bispo coadjutor de Parnaíba, transferindo-o da sede episcopal de Oeiras (PI).
A transferência promovida pelo pontífice atende ao pedido apresentado pelo bispo local, Dom Alfredo Schaffler (74), de poder contar com mais um bispo para auxiliá-lo no governo pastoral da diocese.
Ao ser nomeado coadjutor, Dom Juarez passa a ser o próximo bispo diocesano de Parnaíba. Porém, a sucessão ocorrerá apenas quando a renúncia de Dom Alfredo for acolhida pelo Papa Francisco. De acordo com o Código de Direito Canônico, conjunto de leis que rege a Igreja Católica, cada bispo, ao completar 75 anos de vida, deve apresentar sua renuncia ao governo diocesano. No caso de Dom Alfredo, a renuncia deverá ser acolhida no início de 2017.
A Diocese de Parnaíba foi criada em 1944. É composta por 28 paróquias, distribuídas em 27 cidades do norte piauiense. A padroeira diocesana é Nossa Senhora Mãe da Divina Graça.
O BISPO COADJUNTOR
Dom Juarez Sousa da Silva é natural de Barras (PI). Nasceu em 3 de junho de 1961. A nomeação ao episcopado ocorreu no dia 27 de fevereiro de 2008, feita pelo Papa Bento XVI. Tem como lema “Para que todos tenham vida”. Possui mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
DIOCESE DE OEIRAS VACANTE
Com a transferência de Dom Juarez, a Diocese de Oeiras, composta por 21 municípios da região central do Piauí, está vacante, ou seja, sem um bispo, sendo dirigida por um administrador diocesano até que o Papa nomeie um novo pastor local.
Fonte: Com informações do Imprensa Católica/Via 180