Dando início à sua programação cultural de 2016, o SESC promoveu na noite desta quinta-feira (07/01), um sarau literário em comemoração ao Dia do Leitor. O evento aconteceu às 19h no café do SESC Centro Cultural União Caixeiral, em Parnaíba, litoral do Piauí, e reuniu um notório público que, apesar da chuva que caiu na cidade momentos antes do evento, não deixou de comparecer em peso e apreciar as apresentações teatrais e musicais que fizeram desta noite ainda mais animada e especial.
Várias atrações fizeram parte da programação do evento. Foram apresentados os espetáculos ‘Emília no País da Gramática’, do grupo cultural Coletivo Cabaça Produções; ‘Pedido’, pelo ator Yago Medeiros. Além disso, o publico também teve espaço para se apresentar e expressar seu amor pela arte e até sua própria arte. Foram declamados vários poemas de diversos autores famosos e até autorais, revelando, assim, os escritores “encubados” da nossa amada Parnaíba.
Houve ainda exposições literárias, o projeto Balcão de Histórias, com a atriz Erica Jamp, declamações poéticas com o escritor Ithalo Furtado, bate-papo literário com a professora Shenna Rocha e performances teatrais com o ator e diretor teatral Ryck Costa.
O SESC premiou também os maiores leitores do ano de 2015. Foram eles: Juarez Júnior Fontenele, na categoria melhor leitor infantil, e Caroline de Carvalho Oliveira, na categoria melhor leitor adulto. Lembrando que o prêmio não foi dado àqueles que somente pegaram um grande número de livros na biblioteca do local, mas para aqueles que usaram o espaço para a leitura de livros, levaram para casa e devolveram o material em excelentes condições, sem rabiscos, rasuras ou marcas de uso.
Família de Juarez Júnior.
O público teve ainda a oportunidade de compartilhar seus livros favoritos com outras pessoas. Um sebo de livros foi promovido para que os participantes batessem um papo literário e trocassem exemplares uns com os outros, levando consigo um pouquinho do conhecimento literário de cada um.
O show musical ficou por conta da banda Dona Dor, composta por Ithalo Furtado, Daniel Felipe e Gabriela Pinho. O grupo animou ainda mais a noite, tocando canções autorais e também grandes sucessos da musica popular brasileira da nova e da velha escola.
Dona Dor encerrou o evento, deixando um gostinho de ‘quero mais’ no público que, nas palmas e nas vozes, pediam para que a banda tocasse mais músicas, prologando ainda mais a noite brilhante em comemoração ao Dia do Leitor.
Este foi apenas o primeiro evento promovido pelo SESC no ano de 2016. Muito mais ainda está por vir. 2016 promete!
Por Pedro Hoffman/Fotos: Bolivar Santos e Pedro Hoffman para o Portal PHB em Nota