Um estudante de São Paulo encontrou uma brecha no sistema da TV Globo e acessou dados da votação do Big Brother Brasil 16 (BBB 2016). A informação é da Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, desde o dia 3, ele publicouantecipadamente os resultados das eliminações em sua página do Twitter. Na terça-feira (16), a emissora anunciou, sem dar justificativas, que mudará a forma de apurar as votações do programa.
Em entrevista, o rapaz, cuja a identidade não foi revelada, disse que qualquer um pode ter acesso a essas informações: "qualquer pessoa que entenda um pouco de desenvolvimento de web consegue pegar esses resultados é simples e rápido. O que estou impressionado é que ninguém descobriu isso ainda". O estudante afirmou que não invadiu o sistema de votação e muito menos feito manobras ilegais para saber o percentual dos votos, disse que apenas conseguiu uma janela para visualizar o resultado.
Na terça-feira, ele acertou o resultado da disputa entre Daniel e Ronan segundos após o apresentador Pedro Bial anunciar que a votação estava encerrada. Daniel foi eliminado com 52,9% dos votos. O vazamento dessas informações já tinha ocorrido em outros paredões.
Procurada pela Folha, a Globo reconheceu que o estudante acessou conteúdo interno da emissora, mas afirmou que o link indicado por ele não correspondia às votações do "BBB". Após a eliminação de Daniel, a emissora anunciou a mudança na forma de contabilizar os votos do reality show. Nesta quarta-feira (18), a falha no sistema veio à tona.
Hoje a 16ª edição do reality, tem um dos maiores faturamentos da emissora. Especialistas em TV estimam que só neste ano, o programa tenha rendido quase R$ 300 milhões.
Fonte: Meio Norte