Corpo foi encontrado amarrado e com sinais de enforcamento no presídio. É a terceira morte em menos de 48 horas no sistema prisional do Piauí.
Presos - Rebelião Casa de Custódia - Teresina (Foto: Polícia Militar)
Mais um detento foi encontrado morto em um presídio do Piauí. Desta vez a vítima foi Erisvan Carlos de Andrade, que foi encontrado amarrado e com sinais de enforcamento na cela 4 no pavilhão G da Casa de Custódia de Teresina. A Delegacia de Homicídios já iniciou as investigações sobre o caso. É a terceira morte registrada no sistema prisional do Piauí nas últimas 48 horas.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o horário da morte ainda não foi esclarecido, porém o corpo só foi encontrado por volta das 13h desta quarta-feira (24).
“O corpo já estava enrijecido e acreditamos que ele tenha sido na noite de ontem (terça-feira), mas apenas a perícia vai poder especificar. O detento chegou ao presídio há menos de uma semana e já foi assassinado”, relatou.
Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí afirmou que a vítima estava presa desde 10 de fevereiro e era acusado pelos crimes de porte ilegal de armas, tráfico de drogas e crimes ambientais.
Essa foi a terceira morte em menos de 48 horas em presídios do Piauí, sendo que duas foram de forma violenta e outra ainda está sendo investigada. Nessa terça-feira um detento identificado como Luís Sanderson da Silva Araújo foi morto com várias perfurações durante banho de sol na Penitenciária Irmão Guido, na Zona Sul de Teresina.
Na madrugada desta quarta-feira o preso Nazareno Antônio de Sousa, de 50 anos, foi encontrado morto no Hospital Penitenciário Valter Alencar, que abriga detentos com problemas psiquiátricos.
Os dados do Sinpoljuspi mostram ainda que somente em 2016 ocorreram pelo menos 37 fugas e 29 tentativas. “Foram registradas três fugas na Casa de Custódia, uma na Irmão Guido, três no Hospital Penitenciário e 30 na Major César de Oliveira. Além disso tivemos também oito tentativas na Casa de Custódia, 19 na Irmão Guido e duas em Esperantina”, denunciou Kleiton.
Nota da Sejus
A Gerência da Casa de Custódia de Teresina informa que o corpo do detento Erivan Carlos Andrade, de 29 anos de idade, falecido nesta quarta (24), já foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal, para ser realizado o processo de perícia. A Delegacia de Homicídios também já iniciou as investigações sobre o caso. Erivan era preso provisório e pesava sobre ele acusações de porte ilegal de armas, tráfico de drogas e crimes ambientais. Ele estava na Casa de Custódia desde o dia 10 de fevereiro deste ano e vinha da Delegacia de Entorpecentes. Erivan Carlos Andrade foi encontrado morto na cela 4 do pavilhão G da unidade prisional.
Gerência da Casa de Custódia de Teresina
Ellyo Teixeira Do G1 PI