Cesarino Oliveira confirma que foi informado pela CBF que competição passará a ter 68 equipes. Critério a ser adotado para a segunda vaga ainda não foi definido
Cesarino Oliveira estuda critério para definir como será destinada a segunda vaga piauiense (Foto: Antônio Fontes)
O presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira, confirmou que recebeu na ultima sexta-feira (18) da CBF a informação de que o estado passará a ter duas vagas na Série D. A vaga a mais é devida a uma ampliação que o torneio sofreu abrangendo todo o país após requerimentos das federações do Norte e Nordeste. Agora a FFP estuda qual critério adotar para definir qual time ficará com a segunda vaga.
Na última terça-feira, a CBF já havia anunciado a ampliação da Série D para 48 equipes, oito a mais do que até 2015. No entanto, as vagas a mais seriam destinadas apenas aos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, e Pará. O fato gerou reclamação por parte das federações das regiões Norte e Nordeste, que se sentiram prejudicadas. A reclamação, segundo Cesarino, foi atendida e agora cada estado passará a ter, pelo menos, duas vagas.
- Nós estávamos em uma briga, no bom sentido, de fazer com que todos os estados tivessem pelo menos duas vagas. Então a CBF nos avisou que vai ampliar a competição para 68 equipes, com pelo menos dois times por estado e alguns outros com mais, de acordo com o ranking – afirma Cesarino.
André Pitta, diretor da CBF, fala em ampliação
para 58 clubes (Foto: Fernando Vasconcelos)
A CBF ainda não divulgou comunicado oficial sobre a ampliação. Entrevistado nesta sexta-feira pelo Globoesporte.com, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, confirmou apenas a reclamação das federações, mas que o caso ainda estava em análise. Já o presidente da Federação Goiana e diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF, André Pitta, fala em uma ampliação mais tímida.
- Vamos sim ter alguma coisa para mexer na proposta. Eu acredito que suba para 58 clubes. Nós estamos conversando, mas está caminhando – disse.
Cesarino Oliveira já comemora a vaga a mais e se mostrou favorável a ampliação de dois times por estado que, para ele, é mais justa do que a proposta original da CBF de ampliar para apenas alguns estados.
- Sem dúvidas é uma coisa boa. Já que ampliou para uns estados, porque não para os outros? Vão ampliar para São Paulo, que já tem vagas na Série A, B, e C? – defende.
Critério para a segunda vaga
Quando o regulamento do Campeonato Piauiense 2016 foi publicado, ficou definido que a única vaga ao que o estado teria direito até então na Série D seria destinado ao campeão estadual, exceto caso o River-PI (que disputa a Série C), fosse o campeão, ficando assim a vaga na quarta divisão para o vice. Agora com a mudança, a FFP ainda estuda qual critério será adotado para a segunda vaga.
- Isso (a segunda vaga) nos foi informado ontem (sexta-feira), então vamos discuti ainda. A federação vai estudar a situação e definir um critério. Não há muito tempo para se inventar nada, é algo que vai ser definido dentro de campo – diz o presidente.
Fonte: Globo Esporte/PI