Com o ajuste do piso salarial do magistério em 11,36%, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, o novo valor é de R$ 2.135,64 e passou a valer a partir de janeiro. Porém, a prefeitura de Parnaíba, assim como o estado do Piauí, vem descumprindo com essa lei, pois até o momento não cumpriram com o reajuste salarial dos professores, levantando muitos questionamentos por parte dos trabalhadores da educação do município, os quais não se sentem representados pelo seu sindicato (SINTE Parnaíba), que vive pra fazer reunião com o prefeito, mas nunca chega a uma solução, como podemos perceber pelo comunicado da página do SINTE: “O SINTE PARNAÍBA COMUNICA AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO QUE FOI ESTABELECIDA UMA REUNIÃO ENTRE SINDICATO E PREFEITURA A REALIZAR-SE NO DIA 22/03/2016 (TERÇA-FEIRA) A PARTIR DAS 10:00 H PARA TRATAR DE ASSUNTOS RELACIONADOS AO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES.” Será mais uma reunião com o prefeito para tratar do assunto, e que a resposta todos já imaginam qual seja.
De acordo com a Comissão SAEP (Comissão dos Servidores Administrativos da Educação de Parnaíba) a insatisfação com o sindicato é tamanha, chegando a afirmar que o mesmo fica “fugindo das perguntas feitas pela categoria, principalmente em relação a efetivação do HP (horário pedagógico), onde os profissionais estão sendo obrigados a cumprirem o HP dentro da escola, mesmo sem condições mínimas”, chegando a questionar até o fechamento da folha de pagamento do município que é dia 15 de cada mês, e somente dia 22/03 será discutido, com o prefeito, o reajuste dos professores.
Confira a nota da Comissão SAEP:
“O SINDICATO NÃO ESCLARECE COM A CATEGORIA AS PRINCIPAIS QUESTÕES QUE ENVOLVEM OS PROCESSOS DE EFETIVACÃO DO HP E SUAS CONDIÇÕES DE IMPLANTAÇÃO, E MUITO MENOS USA DE MANEIRA CLARA OS MEIOS PARA O DEBATE DO REAJUSTE DO PISO SALARIAL. MAIS UMA VEZ A DIRECAO DO SINDICATO PROTELA O DIÁLOGO SINCERO E ABERTO COM A CATEGORIA. O QUE ACONTECEU EM RELAÇÃO AO HP QUE ATE HJ NAO FOI IMPLANTADO EM SUA TOTALIDADE? E O SINDICATO ESQUIVA-SE DA RESPONSABILIDADE DE EXIGIR DA GESTÃO MUNICIPAL A EFETIVÇÃO... DIRECÃO SINTE PARNAIBA APROFUNDEM AS LEITURAS. REAJUSTE DO PISO É LEI, E DEVERIA TER SIDO FEITO EM JANEIRO. ASSIM COMO O SR. PREFEITO ASSINOU O REAJUSTE DOS SUBSIDIOS DOS VEREADORES EM DEZEMBRO DE 2015 PARA VIGORAR EM JANEIRO, PQ ELE NAO REAJUSTOU O PISO DOS PROFESSORES QUE ESTA PREVISTO PELA LEI QUE DEVE SER REAJUSTADO NO PRIMEIRO MÊS DO ANO? EDUCADORES EXIJAM A PARTICIPAÇÃO NESSA REUNIÃO, EXIJAM DIRETAMENTE AO SR. PREFEITO ESCLARECIMENTO SOBRE ESSAS QUESTÕES. A PREFEITURA É A CASA DO POVO E O PREFEITO TEM A OBRIGAÇÃO DE RECEBER O CIDADÃO E PRESTAR ESCLARECIMENTOS NÃO APENAS DO PISO, MAS DE TODO ESSE CENÁRIO QUE VEM SENDO APRESENTADO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL”.
Professore em Luta
Fonte: O TREMEMBÉ