Presos de diversos pavilhões saíram das celas após quebrar cadeados, promovendo um princípio de motim no início da noite desta sexta-feira (08/04/16), queimando colchões e outros objetos que encontraram pela frente.
Nossa equipe esteve agora há pouco no local, onde era possível ver vários detentos no pátio do presídio.
A todo momento chegavam viaturas com policiais militares e adentravam a penitenciária. O local aparentemente está tranquilo, apesar do movimento das viaturas e de alguns presos soltos.
Atualizada ás 00:05
Foto de Arquivo
Em entrevista à imprensa, o Major Adriano Ursulino de Lucena declarou que, em relação à primeira rebelião ocorrida na unidade prisional, esta revolta é menos violenta, embora algumas áreas do presídio tenham sido depredadas. Por enquanto não há informações de feridos ou reféns. Acrescentou ainda que alguns detentos não quiserem participar da rebelião. Estes, segundo o Major, foram isolados em celas separadas, para que eu integridade física sejam mantida.
O motivo da rebelião ainda é desconhecido, pois nenhum dos revoltosos se identificou como líder do motim ou fez alguma reivindicação. Ainda em entrevista, o Major Lucena revelou que a Polícia Militar está aguardando o melhor momento para invadir a penitenciária e conter os rebelados. É uma decisão que pode garantir a segurança física tanto dos policias quanto dos detentos envolvidos. Entretanto, o Bope já se encontra dentro da unidade de detenção.
Ouça a entrevista em áudio:
Atualizada ás 00:15
Segundo o comandante do 2 BPM, Major Lucena, um dos detentos foi atingido por uma pedra atirada por um dos revoltosos. Uma unidade avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU esteve no local para prestar os primeiros socorros ao detento ferido pela pedrada.
Atualizada ás 08:40
Segundo o Major Adriano de Lucena por telefone, a rebelião já controlada: “Todos os presos já se encontram em suas celas e o fogo já foi 100% controlado.
Não houve feridos graves e tudo está favorável- Relatou.
Por Renato Farias direto do Local para o Portal PHB em Nota
Atualizações: Pedro Hoffman