Em meio a um debate caloroso durante Sessão Plenária de ontem (140/04) a cerca de uma emenda de autoria do vereador Bernardo Rocha (PPS) sobre a mudança do artigo 190 que trata do Pedido de Vistas, o vereador Carlson Pessoa (PPS) tachou o regimento interno da Câmara Municipal de Parnaíba como “o mais arcaico regimento interno do País”.
O líder da oposição na Câmara questionou a letargia quanto a aprovação de um pedido de vista feito pelos parlamentares, uma vez que na maioria dos parlamentos Brasil afora, são acatados automaticamente. Tal demora somente atrasaria e comprometeria os trabalhos da Casa de Leis. Carlson voltou a ponderar também sobre a interrupção de 15 dias das sessões plenárias que para ele, deveriam ocorrer durante o mês inteiro.
“Um parlamento como o nosso não é conveniente parar 15 dias? O pedido de vista feito agora pelo vereador Ronaldo, somente voltará a ser debatido em maio. É um espaço muito longo, sem contar nos inúmeros projetos em benefício da cidade que poderiam estar sendo discutidos, mas a Câmara simplesmente fica metade do mês sem sessões”, ponderou.
Carlson falou ainda sobre a necessidade da mudança da atual formação da Mesa Diretora, eleita em chapa única. “Nossa Mesa Diretora não é democrática. Se o Legislativo cruza o braços, e o que é pior, se acopla ao Executivo, como poderá questioná-lo? Que balança é essa? O que será desta cidade?”, questionou.
Por Luzia Paula / Ascom