19/05/2016

Enem: prazo para as inscrições termina nesta sexta-feira (20/05)

Até às 16h da última quarta-feira (18/05) foram registradas mais de 5 milhões de inscrições no maior processo seletivo do Brasil

Candidatos têm até às 23h59 para finalizar inscrição (Foto: Reprodução) 
Termina nesta sexta-feira (20/05) o prazo para aqueles que têm interesse em ingressar no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos têm até às 23h59 do dia 20 de maio para se inscrever para a realização das provas. O processo é feito somente pela internet, no site do exame. A aplicação das provas será nos dias 5 e 6 de novembro, segundo o Ministério da Educação (Mec). 

MAIS DE 5 MILHÕES 

Até às 16h da última quarta-feira (18/05) o site do Enem registrou mais de 5 milhões de inscrições. Para realizar o processo, é pedido ao candidato que informe o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), o número do documento de identidade (RG) e um e-mail. Se o candidato tiver alguma necessidade especial ou se, por ventura, guarda o sábado por convicções religiosas. 

O QUE QUER COM O RESULTADO? 
O interessado também precisa informar a finalidade do seu resultado do Enem. Se for para tentar o ingresso em alguma Instituição de Ensino Superior (Ies) ou se pretende almejar o certificado de conclusão de ensino médio. Para este último, o candidato deve ter 18 anos completo até o primeiro dia das provas do exame. 

TAXA E ISENÇÃO 
Para que a inscrição seja confirmada, o candidato deve realizar o pagamento da taxa do Enem, que vale R$68,00. Tal pagamento pode ser feito até às 21h59, no horário de Brasília, do dia 25 de maio. Os isentos da taxa são os estudantes concludentes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda. 

NOVIDADE 
Este ano o Enem traz uma novidade que visa facilitar a vida dos candidatos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de inscrição poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. 

Para quem teve isenção no Enem de 2015 e que não compareceu nos dois dias de prova, mas pretendem pedir nova isenção, deverá justificar a ausência, conforme previsto no edital. Há um campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição. 

USO DAS NOTAS 
As notas podem ser usadas no Sisu, Sisutec,
ProUni, Fies e Ciências sem Fronteiras 
(Foto: Reprodução) 
A nota do Enem é usada para a seleção de vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas totais e parciais em Ies privadas, através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), e vagas gratuitas que são oferecidas para cursos técnicos do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). 

Além desses, o resultado do exame também é requisitado para receber o benefício de Financiamento Estudantil (Fies) e participação no Programa Ciência sem Fronteiras.



Fonte: O Olho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES