Governo repassou R$ 1 bilhão para obras de acesso à água e combate à seca. Para produtores, será possível planejar o futuro
Produtores sofrem com a maior estiagem na região nos
últimos tempos
|
Com o repasse de R$ 1,02 bilhão para obras de acesso à água e combate à seca, a população de 15 Estados do Semiárido, da Amazônia e de áreas atingidas sistematicamente pela falta de chuvas pode voltar a planejar o futuro.
Os recursos foram anunciados pelo presidente da República, Michel Temer, nesta terça-feira (27) durante solenidade em Alagoas. Produtores que acompanharam o evento avaliaram a liberação de recursos e as medidas propostas como urgentes.
Para o presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas, Aldemar Monteiro, esses recursos vão permitir uma estruturação do campo de forma a tornar sustentável a produção de cada região. “Água é imprescindível para todo ser humano”, disse. “A gente fica muito feliz de fazer parte dessa história”, comemorou.
Presidente da Associação de Produtores de Leite de Craíbas (AL), Marcelo Pereira de Albuquerque fez avaliação semelhante. “A expectativa é de que quando esse dinheiro chegar, fortaleça a gente para ficarmos no campo. A gente sozinho não é ninguém, mas todo mundo junto, somos fortes”, argumentou o produtor.
“A gente já vem sofrendo com meses de seca”, explicou Ana Gonçalves, produtora de leite no município de Jacaré dos Homens (AL). “A gente espera que melhore (com essas medidas), estamos sofrendo um bocado com essa seca”, afirmou.
Ela celebrou a presença do presidente em Alagoas. “Para nós, ele vir aqui para ver a realidade do pequeno produtor é como enxergar uma luz no fim do túnel”, observou.
Fonte: Portal Brasil