Foi dado o ponta pé inicial para o 17º “Festival São João da Parnaíba”, que este ano promete ser o maior e mais diversificado da história dos folguedos na cidade. A festa de abertura aconteceu na noite desta quinta-feira (01), no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no Conjunto Betânia II, no bairro Piauí. A primeira noite ganhou adesão em massa da comunidade, que lotou o local para prestigiar apresentações para todos os gostos, como da Quadrilha Infantil e do Boi Testa Branca, ambos da Escola Municipal Benedicto Jonas Correia; da Quadrilha “Conviver Idosos”, do Cras Piauí, além da participação da Banda Municipal Simplício Dias da Silva e da dupla infanto-juvenil Christian e Sebastian.
O evento acontece por meio de uma integração entre as Superintendências de Cultura e Comunicação, além das Secretarias de Educação, Esportes e Turismo. A 17ª edição do festival junino contou também com uma emenda parlamentar da deputada Estadual Juliana Moraes Souza e ocorrerá durante o mês inteiro, como forma de resgatar o espírito junino que vinha sendo descaracterizado.
O prefeito Mão Santa, grande incentivador do evento na cidade, participou de toda a programação e destacou a importância de trazer o resgate desta que é uma das principais heranças culturais do Nordeste. “Vamos festejar os folguedos durante os 30 dias do mês de junho. Isso continua acontecendo em Caruaru, no Pernambuco e em Campina Grande, na Paraíba, e agora também na nossa cidade. As pessoas receberam o convite e vieram em peso se divertir com a gente e estamos muito felizes por essa primeira noite que foi um sucesso”, emocionou-se o prefeito.
O secretário municipal de educação, Roger Jacob fez a avaliação sobre o ganho cultural que todos estão tendo com o envolvimento das escolas no festival. “Essa parceria está sendo muito feliz. Estamos resgatando nossa cultura nordestina, pois essa é nossa maneira de brincar o São João. É um grande desafio executar o evento durante 30 dias, mas todos estão unidos no mesmo propósito e hoje tivemos um belo evento de abertura”, acentuou o secretário Jacob.
Por todos os lados o público acompanhava com atenção e vibrava diante da performance dos grupos culturais. A dona de casa Gislênia de Castro aproveitou para registrar o evento por meio do celular dela e elogiou a organização do evento. “Está sendo muito bom e pertinho da minha casa, é melhor ainda”, disse rindo.
O arraial tem prosseguimento nesta sexta-feira (02), no Calçadão Cultural da Beira Rio, a partir das 19:00. Haverá apresentação de boi, além da Quadrilha e Boi Testa Branca (Escola Benedicto Jonas Correia) e a banda Os Três da Ilha (pé de serra).
Confira abaixo a programação completa deste final de semana:
DIA 02
CALÇADÃO CULTURAL DA BEIRA RIO 19h
Bumba-meu-boi – Quadrilha e Boi Testa Branca (Escola Benedito Jonas Correia) – Os Três da Ilha (Pé de serra).
DIA 03
PARQUE JOSÉ ESTÊVÃO 19h
Quadrilha local – Bumba-meu-boi – Os Três da Ilha (Pé de serra).
DIA 04
MERCADO DA QUARENTA – 9h
Os Três da Ilha (Pé de serra).
CONCHA ACÚSTICA DR. ARY CASTELLO BRANCO UCHÔA 19h
Banda Municipal – Quadrilha – Bumba-meu-boi – Black Tie
O restante da programação divulgaremos a partir de segunda- feira, neste meio de comunicação.
ASCOM - PMP