Moradores da zona rural do município de Porto encontraram livros jogados no acostamento de uma rodovia. O Ministério Público recebeu denúncia sobre o caso e solicitou investigação.
Moradores da Zona Rural de Porto encontraram cerca de 800 livros abandonados na PI- 112
Cerca de 800 livros didáticos novos que encontrados à margem da PI 112, no município de Porto, a 183 km de Teresina. Alguns dos livros ainda estavam embalados e teriam como destino uma escola municipal. As secretarias de educação do estado e do município negam envolvimento no caso. O Ministério Público solicitou uma investigação policial.
Dois vereadores do município afirmaram que receberam a denúncia da população e encaminharam para o ministério público. Segundo o vereador Aluizio Vaz, alguns dos livros ainda estavam embalados e tinham como destinação a Escola Municipal Nilo Soares do Rego.
Procurado pela reportagem, o Ministério Público (MP) de Porto afirmou, por meio da assessoria da promotora Aurea Emília Bezerra Madruga, responsável pelo caso, que o diretor da escola, os vereadores e a população foram ouvidos na quarta-feira (18).
O MP afirmou ainda que solicitou abertura de inquérito policial para investigar o crime de dano ao patrimônio público.
A secretária municipal de educação, Ivanete Rocha, informou que a prefeitura já tem conhecimento deste caso e afirma que os livros encontrados não pertencem à rede de ensino municipal. Segundo ela, o diretor da escola Nilo Soares do Rego já esclareceu essa situação com o MP.
Conforme a secretária, o material encontrado que tinha a escola como destinatária pode fazer parte de algum remanejamento de livros, mas que a situação não chegou à secretaria de educação do município.
A secretaria estadual de educação (Seduc) informou que a destinação de livros é feita diretamente do Ministério da Educação para os municípios.
Fonte: G1 PI