As pinturas rupestres do sítio arqueológico da Baixa do Cajueiro, que fica localizada na zona rural do município de Castelo do Piauí, foram alvos de pichação.
As figuras foram cobertas com a frase “Os cães”, escrita com uma tinta preta e a região foi alvo de vandalismo contém um riquíssimo acervo de pinturas rupestres.
Segundo o vice-presidente da Associação de Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí (Condatur), Augusto Junior, na cidade existem cerca de 50 Sítios catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas que o número chega a três vezes mais.
Em entrevista, Augusto falou sobre a preservação do local.
“A visitação desordenada no Ninho do Urubu, localizado nos Picos dos André, principalmente com crianças, se torna um perigo porque o cupim já deteriorou a madeira e qualquer movimento em falso a madeira pode quebrar. A proteção para as mãos não tem mais e isso torna um risco grande, mas ainda bem que a maioria das pessoas que vão para lá sempre é com o acompanhamento de um guia”, informou Augusto Junior.
Fonte: portalmaiscastelo