Um casal levou um tremendo susto ao chegar em seu apartamento na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. A família mora no 4º andar e se deparou com um lagarto de aproximadamente 1 metro de comprimento preso à porta.
"Minha esposa subiu na frente e de repente começou a gritar... quando ela colocou a chave na porta, o bicho levantou a cabeça e ela pensou que fosse uma cobra e saiu correndo", conta Rafael Meneses, auxiliar administrativo.
Após susto, os moradores acionaram o Batalhão da Polícia Ambiental que fez o resgate. A captura do bicho durou aproximadamente 30 minutos.
"Eles tiveram um pouco de dificuldade porque o lagarto estava bem preso à porta. Mas, em nenhum momento, ele atacou", acrescenta o auxiliar administrativo.
O lagarto é um teju e se alimenta de ovos e pequenos animais (aves, roedores). O biológo Francisco Soares explica que o réptil não oferece perigo.
"Não existe na fauna brasileira lagarto venenoso. Ele se alimenta de ovos, animais pequenos e é comum aparecer na cidade devido ao desmatamento. À medida que o homem vai avançando no habitat dos animais, eles vão aparecendo. Os lagartos não atacam e a reação deles é fugir", explica o biólogo.
Por Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com