Para não deixar de estudar e faltar à escola, algumas crianças precisam atravessar o Rio Longá usando uma boia no município de Campo Maior. O registro foi feito pelo professor Jefferson David. Nas imagens, é possível ver as crianças e uma senhora atravessando o rio e do outro lado um ônibus aguardando para levar até a escola.
De acordo com o professor, as crianças residem na comunidade Passagem Negra e estudam na zona urbana de Campo Maior. Ele chegou a fazer um desabafo nas redes sociais sobre o fato. A postagem publicada nesta segunda (27) já teve mais de 200 compartilhamentos.
“Todo inverno é assim. Todo ano fazemos a cobrança para resolver esse problema, mas até agora nada. Tem que estudar, mas as condições são precárias”, disse o professor. As crianças estão sem o fardamento para não molhar com a água. A solicitação de uma ponte que ligue a comunidade a zona rural é antiga, mas até o momento não foi atendida pela gestão pública.
Recentemente, também em Campo Maior, um registrou o momento em que moradores improvisaram uma maca para transportar idoso sobre riacho até ambulância devido a obra inacabada de uma ponte.
Em nota, a Prefeitura de Campo Maior informou que já solicitou a ajuda do Governo do Estado do Piauí para a construção de uma ponte sobre o rio Longá, na referida localidade Passagem da Negra, já que o município não possui os recursos necessários para a execução de uma obra de tamanha magnitude, que ultrapassa o valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
Vimos a público prestar esclarecimentos mediante a divulgação de imagens nas redes sociais da travessia de crianças no rio Longá em uma boia, no lugar “Passagem da Negra”, na zona rural do município de Campo Maior - PI.
A Prefeitura Municipal de Campo Maior já solicitou a ajuda do Governo do Estado do Piauí para a construção de uma ponte sobre o rio Longá, na referida localidade Passagem da Negra, já que o município não possui os recursos necessários para a execução de uma obra de tamanha magnitude, que ultrapassa o valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Ressaltamos que anteriormente o município tentou viabilizar a construção de uma ponte no local citado, garantindo parte dos recursos em emendas estaduais, mas os recursos captados foram insuficientes e o projeto não tramitou.
Destacamos ainda que chuvas acima da média tem atingido o munícipio de Campo Maior este ano, o que dificulta ainda mais a situação das pessoas da comunidade citada. Ao tomar conhecimento do que estava acontecendo, o prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho, acionou imediatamente a Defesa Civil do município e a Secretária Municipal de Educação para que medidas emergenciais sejam tomadas para garantir o transporte das crianças em total segurança.
A Prefeitura de Campo Maior está sempre ao dispor da população para prestar qualquer esclarecimento necessário a respeito das ações que estão sendo tomadas para solucionar essa situação.
Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com