Escola estadual localizada em Lagoa do Piauí foi invadida durante a madrugada de domingo (25). Centrais de ar condicionado, computador, geladeira e bebedouro foram destruídos.
![](https://s2.glbimg.com/-aKKqU_BVz5jayVkVmDQkrWeHgU=/0x0:960x540/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/M/H/dQmTHBSbmJziBGnBfi7Q/esco5.jpg)
Sala de aula foi destruída pelo fogo. (Foto: Rinaldo Brandim/ Arquivo pessoal)
Uma sala de aula da Unidade Escolar Francisco Luís de Moraes, localizada na cidade de Lagoa do Piauí, a 41 km de Teresina, foi invadida e incendiada durante a madrugada de domingo (25). Duas centrais de ar condicionados, um computador, uma televisão, uma geladeira, um bebedouro e o ar condicionado da sala foram destruídos pelas chamas, além dos estragos nas paredes e no forro do prédio. As aulas do 1º ano foram suspensas.
O roubo foi descoberto na manhã de domingo por um funcionário da escola. De acordo com o professor Francisco Rinaldo Brandin, diretor da escola, uma terceira central de ar condicionado, que estavam dentro da sala incendiada, foi encontrada em uma rua lateral à escola.
“É um equipamento muito pesado. Acredito que tentaram roubar e não conseguiram. Por isso voltaram e atearam fogo na sala. Isso é o que mais chateia a gente: além de roubarem ainda destruíram a sala, por nada!”, lamentou o professor Rinaldo.
![](https://s2.glbimg.com/gTGO3G1v7d8dUkXpI8fpYzG9oNI=/0x0:1084x960/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/F/E/qTNVxASOaD8sULKs5wBQ/escola1.jpg)
Equipamentos, livros foram destruídos e a estrutura da sala ficou comprometida. (Foto: Rinaldo Brandim/ Arquivo pessoal)
Além dos equipamentos destruídos, a estrutura da sala de aula ficou comprometida. “O calor foi tão grande que derreteu todas as tomadas, o forro está desabando. Estragou a sala inteira”, comentou o professor Rinaldo.
Os vinte e oito alunos do 1º ano que usavam a sala que foi incendiada tiveram suas aulas suspensas devido aos danos. “Colocamos os equipamentos nessa sala por que era a que tinha mais segurança”, explicou o diretor. Os equipamentos haviam sido entregues à escola no último dia 16 e esperavam para serem instalados.
O caso foi registrado na delegacia da cidade de Demerval Lobão. Uma equipe de peritos da Polícia Civil foi até o local para analisar o local do crime. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou por meio de nota que enviará uma equipe até a escola para avaliar os prejuízos causados pelo incêndio.
Leia abaixo a íntegra da nota da Seduc:
Nota
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está enviando uma equipe à U.E Francisco Luis de Moraes, localizada no município de Lagoa do Piauí para avaliar o ocorrido e fazer um levantamento dos equipamentos subtraídos durante arrombamento que ocorreu nesse final de semana. A Seduc lamenta o fato e buscará ainda agilidade no inquérito junto à Secretaria de Segurança Pública.
Fonte: G1 PI