Colégio Nossa Senhora das Graças, fundado em 30 de maio de 1907, portanto há 111 anos educando gerações a serviço da vida, a serviço da sociedade parnaibana!
Colégio Nossa Senhora das Graças e Igreja Santo Antônio, em Parnaíba (PI) - Foto: PHBDrones
Aos trinta dias do mês de maio de 1907, décimo nono da Proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil, reinando gloriosamente na cadeira de São Pedro o Papa Pio X, sendo presidente da República o Excelentíssimo Dr. Afonso Augusto Moreira Penna, sendo Governador do Estado do Piauí o Excelentíssimo Dr. Álvaro de Assis Osório Mendes, o Bispo desta diocese o Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. D. Joaquim O. D’Almeida, alguns membros do clero, representantes da sociedade parnaibana, abriu-se solenemente um colégio para a educação de meninas. Este ato sublime de beleza cheio da mais justa e santa manifestação de alegria da parte do nobre povo parnaibano.
Assim tem início o Colégio Nossa Senhora das Graças, situado à Praça Santo Antônio, 802, no centro da cidade de Parnaíba. Relendo nos Livros da Vida ou Livro de Memórias, encontramos destes o início desta fundação algo marcante: a tenacidade e empenho de suas Irmãs Pioneiras, que pouco a pouco conquistaram a sociedade parnaibana e deixaram para as Savinas de hoje um grande exemplo de dedicação, perseverança e amor à Educação.
Desde a sua fundação esta Escola encontrou dificuldades: Primeiro – “Linguísticas” porque as primeiras Irmãs eram todas italianas, em segundo lugar – “Financeiras” pois a ajuda e subvenções recebidas nos seus primórdios anos, não eram compatíveis com as grandes necessidades que as Irmãs e o Colégio nascente possuía.
Mesmo assim, no coração das Irmãs pioneiras, havia a esperança de semear a boa semente difundindo assim o Reino de Deus. A esperança é daqueles e daquelas que não possuem outro patrimônio a não ser a vocação – o Chamado, enfim, o desejo de realizar o Projeto do Pai. Para aquelas Irmãs – ANNUNZIATA PETRI, MARIA GIOVINE, GIUSEPPINA TACCINI e MARIA GUZZARI a nossa gratidão porque se fizeram pobres como Jesus. Aqui condividiram dificuldades, partilharam vidas, abraçaram o desafio e optaram pela cruz...
Os anos passam e não somente as dificuldades perpassam o caminho das Irmãs dos Pobres e do Colégio Nossa Senhora das Graças, mas as exigências educacionais também junto a essas educadoras que de mangas arregaçadas buscam nos tempos de hoje desfraldar a bandeira da EDUCAÇÃO com garra, empenho, estudo, pesquisa e muita competência. Para nós, as Savinas de hoje, o maior desafio é manter em nossos educandos a vontade de ser Gente mais Gente, onde o homem integral – sequioso de Deus une a sabedoria intelectual à sabedoria divina e juntas complementam este ser – chamado Educando, a trilhar a estrada do futuro com segurança, firmeza, coragem. Na era da informática e da tecnologia virtual, o Colégio Nossa Senhora das Graças quer preparar-se para o III Milênio enfrentando sobretudo os desgastes do neoliberalismo, a descrença do mundo estudantil que mesmo com um diploma na mão, sente-se ameaçado pelo desemprego, falta de oportunidades do mercado de trabalho, enfim, um lugar ao sol.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS |
Concluindo, podemos dizer que o Colégio Nossa Senhora das Graças elege como eixo fundamental de sua prática educativa os princípios pedagógicos de Madre Savina: compreensão da realidade, responsabilidade em relação à vida grupal e à vida pessoal e cristã. Nesta perspectiva, pretendemos desenvolver um projeto de educação que traduza na oferta o empenho da formação do homem novo como alicerce de uma nova sociedade para o terceiro milênio.
-> Dirigido pelas Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, funcionou até 1981 dentro da Lei Municipal Nº 5.692, mantendo os seguintes cursos: Pré-Escolar, 1º e 2º Graus;
-> Funcionaram nesta Entidade de Ensino em anos anteriores, os cursos Primário, Comercial, Ginasial, Pedagógico, Habilitação em Saúde, Curso Não-Profissionalizante;
-> Segundo os registros de Secretaria constatamos que de 1907 a 1933 o Colégio Nossa Senhora das Graças funcionou somente com o Curso Primário (1ª a 4ª Série). Em 1934 foi criado o Curso Comercial. O Curso Ginasial teve a sua origem em 1936. Suas primeiras diretoras foram: Irs. Amália Petri, Maria Catarina Levrine, Maria Laura Giovanne, Maria Guzarri, Abelinda Ducci, etc.;
-> A partir de 1945 estiveram na direção desta Escola as seguintes Irmãs:
• 1945 – 1951: Irmã Josefina Aires
• 1952 – 1955: Irmã Hilsa Soares de Almeida
• 1956 – 1958: Irmã Maria Alci Neiva Arrais
• 1959 – 1963: Irmã Helena Caldas de Oliveira
• 1964 – 1966: Irmã Egídia da Conceição Moura
• 1967 – 1969: Irmã Maria do Socorro Franco de Sá
• 1970 – 1972: Irmã Teresa de Jesus Santos Martins
• 1973 – 1975: Irmã Delzuíta Gomes da Costa
• 1976 – 1978: Irmã Teresinha Porto
• 1979 – 1985: Irmã Dedi Assunção
• 1986 – 1992: Irmã Marianise da Silva Lima
• 1993 – 2003: Irmã Maria Dalva Ferreira da Silva
• 2004 – 2007: Irmã Maria Helena de Araújo
• 2008 aos dias atuais: Irmã Maria Dalva Ferreira da Silva.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS Hoje
|
O Colégio Nossa Senhora das Graças manteve em anexo a Escola Gratuita São José cuja clientela era de crianças carentes da sociedade parnaibana. Esta escola foi extinta no final do ano de 1994 quando funcionou apenas a 4ª Série do 1º Grau. Apesar da extinção da mesma, o Colégio Nossa Senhora das Graças ainda mantém até hoje um número expressivo de alunos bolsistas custeados pela Mantenedora (Província Sagrado Coração de Jesus) e é responsável pela mais nova instituição fundada em Parnaíba, a Casa de Apoio à Criança e à Família Ir. Abelinda Ducci, onde atende 75 crianças carentes de 2 a 4 anos.
Atualmente o Colégio Nossa Senhora das Graças funciona com três cursos assim denominados: Educação Infantil - Maternalzinho, Níveis I, II e III; Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) e Ensino Médio. Possui aproximadamente 1.200 alunos.
Fonte: Jornal da Parnaíba