A Coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã desta terça-feira (13), no auditório da Prefeitura, uma palestra dentro das comemorações do “Novembro Azul” tratando dos cuidados e a prevenção do câncer de próstata e câncer de pênis. “São temas a serem tratados e cuidados com maior intensidade durante todo este mês, disse o fisioterapeuta Gilberto Portela, professor do curso de medicina da IESVAP e pertencente à equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), da secretaria de saúde.
Presentes no auditório, servidores públicos, equipes do Nasf, Agentes Comunitários de Saúde, acadêmicos de medicina da IESVAP, que fazem estágio na Atenção Básica do município, dentre outros.
De acordo com a acadêmica de Medicina e enfermeira, Rebeca Muálem, depois do câncer de pele, o de próstata é o mais frequente, com 69 mil casos ao ano. “É preciso vencer o preconceito para viver com saúde. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que ele se desenvolva e chegue à fase mais avançada”, informou Rebeca.
Segundo informou Gilberto Portela, durante todo esse mês de novembro estão mobilizadas todas as equipes da Atenção Básica para dar informações, junto com as equipes do Nasf e os Cras. “É orientação do Ministério da Saúde que tenhamos um olhar especial onde as informações são mais difíceis de chegar. Existem laboratórios em parceria com a secretaria de saúde, fazendo exames de PSA e Ultrassom, gratuitamente. Casos mais graves vão ser atendidos no Hospital Dr. João Silva, pelos médicos Nereu Costa e Thiago Almendra. Não precisa marcação, basta o médico solicitar o exame”, informou.
Ainda dentro da programação do Novembro Azul, numa parceria da Secretaria de Saúde, acontece no próximo dia 17 uma Ação Social, no Hospital e Maternidade Marques Basto (SPMIP), a partir das 7h. Serão feitos exames de PSA, com atendimentos por ordem de chegada.
Ascom - PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário