Distribuição mantém torneio seletivo suspenso na próxima temporada; FFP projeta tirar do papel Série B do Piauiense e turbinar torneios de base para salvar segundo semestre do ano
Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com
O regulamento do Campeonato Piauiense 2019 manteve a distribuição de vagas das competições nacionais como ocorreu em 2018. O campeão da competição garante presença na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro de 2020. O vice fica com a Copa do Brasil e Série D. Assim, novamente, a Copa Piauí não irá acontecer. E o calendário do segundo semestre continua sendo um problema no futebol local.
Segundo o presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown, a distribuição das vagas no estadual atendeu um pedido do clubes, que não quiseram disputar a Copa Piauí. Para tentar a modificação e ressuscitar o torneio seletivo, pesou também o Estatuto do Torcedor. A lei impede a mudança no regulamento da competição em menos de dois anos. O jeito foi manter.
Robert Brown — Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com
Ao campeão do Piauiense 2019, será dada também a vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 2020. A segunda vaga do estado, que colocará o time na fase preliminar, ficará com o clube de melhor posição no Ranking Nacional da CBF.
- O estatuto preconiza dois anos seguidos, então tem que ser o mesmo do ano seguinte (regulamento). Os clubes decidiram sobre a Copa Piauí e das vagas ao campeão e ao vice à Copa do Brasil e Série D do Brasileiro - relatou Brown.
Reunião FFP — Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com
Com a ausência da Copa Piauí, a FFP já articula para o segundo semestre não passar em branco - assim como foi em 2018. Para Brown, é necessário a realização da Série B do Piauiense (que não acontece há dois anos) e de um torneio maior para a categoria sub-21.
- Vamos ter que fazer uma segunda divisão mais forte, vamos fazer. Na sexta soltaremos o calendário de competições de 2019 da FFP, e temos um campeonato sub-21 que vai envolver todos os municípios.
O regulamento do Campeonato Piauiense é o mesmo. Veja alguns detalhes.
- Desistência acarreta em multa de R$ 50 mil e suspensão de competições.
- Em caso de WO, multa de R$ 10 mil e pagamento de despesas de todo o jogo.
- Último dia para contratos de novos atletas no BID até 22 de fevereiro.
- Clubes podem fazer a inscrição de 40 jogadores, desse número é obrigatório ter 10 atletas nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003.
- Clubes devem registrar no BID o contrato dos treinadores.
- O mando de campo das partidas do mata-mata (semifinais e final) será definido pelo índice técnico, somatório de pontos em todo o campeonato.
Fonte: GloboEsporte.com PI