Identidade da vítima (foto: arquivo pessoal)
O Corpo de Bombeiros localizou por volta as 10h desta segunda-feira (10) o corpo de uma mulher que foi arrastada pelas correntezas da água da chuva, no residencial Torquato Neto, zona Sul de Teresina. A mulher foi identificada como Carla Daniela Moraes Rodrigues, de 32 anos.
De acordo com os Bombeiros, essa seria a primeira morte registrada em decorrência das chuvas neste ano em Teresina. O corpo foi encontrado com a ajuda de populares próximo à Estação de Tratamento de Esgoto, de bruço e por baixo de lixo e matagal.
O sargento Gilvado Oliveira informou que o corpo estava repleto de entulho. Do ponto onde a mulher foi vista pela última vez até onde ela foi encontrada o Corpo de Bombeiros acredita que foi arrastada por 1.500 metros.
Populares relataram que a vítima é natural de Bacabal (MA) e estava em casa de familiares no bairro Torquato Neto. Ela saiu da residência para ir a um comércio quando a chuva já tinha acabado. “Mesmo assim havia muita correnteza e ela foi levada”, conta a dona de casa Maria do Carmo.
O sargento do Corpo de Bombeiros pede à população que evite sair de casa no período de chuva. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para remoção do corpo.
Moradores: tragédia anunciada
O assistente administrativo Ismael Junior disse que a morte de Carla era uma “tragédia anunciada”. “Aqui, quando chove, a água sobe até três metros. Ontem até em apartamento a água entrou. Aqui a gente vive sem prefeito”, critica Ismael.
Outro morador, também de nome Ismael, afirma que já sabia que um dia alguém morreria por conta dos alagamentos na região. “A gente já sabia que ia acontecer. Alertamos o poder público antes do começo do período chuvoso. É um absurdo, aqui tem muita criança”, conta o morador.
Os moradores afirmam que a Caixa Econômica e a prefeitura construíram as casas e apartamentos do residencial em áreas de risco.
“Há decisões da Justiça mandando suspender o pagamento das parcelas das casas por conta disso”, afirma o assistente administrativo Ismael. Na manhã de hoje (10), enquanto as buscas pelo corpo de Carla eram feitas, vereadores de Teresina realizaram visita à região.
O vereador Neto do Angelim disse que vai solicitar reforço da Defesa Civil e da Polícia Militar. O parlamentar afirmou que pedirá à prefeitura uma cota extra para SDU para que sejam feitos reparos emergenciais na região.
O vereador Gustavo Gayoso disse que vai trabalhar para que medidas emergenciais sejam feitas no Torquato Neto enquanto a licitação de uma galeria fica pronta.
O superintendente executivo da Sdu SUL também esteve no local e disse que vai colocar máquinas na região para fazer limpeza e pequenos reparos na região. Ele informou que o projeto da construção de galeria já está em licitação. A obra esta orçada em R$64 milhões.
A obra de drenagem chamada de PA31 contemplará a construção de dois tanques de retardo, que tem como função reduzir a velocidade da Água. “Também serão feitos tanques interligados por canais que vão desaguar no Rio Poti”, informou. Após o término da licitação há um prazo de 60 dias para início das obras.
Fonte: Cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário