Policiais afirmam que não recebem bonificação há cerca de dois anos. O benefício foi concedido à categoria em outubro de 2015. A PM informou que os pagamentos são feitos de forma regular.
Policiais militares denunciam falta de pagamento de bônus por apreensão de armas de fogo no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube
Policiais militares denunciaram a falta de pagamento do bônus por apreensão de armas de fogo no estado. De acordo com a denúncia, a bonificação não é paga desde setembro de 2016. O benefício foi concedido à categoria por decreto publicado no Diário Oficial do Piauí em outubro de 2015.
Procurada, a Polícia Militar informou que, apesar da denúncia, o pagamento é realizado normalmente. A Delegacia Geral da Polícia Civil vai fazer um levantamento sobre das pendências relacionadas à apreensão de armas de fogo e que os pagamentos serão regularizados.
Segundo os policiais, não houve nenhuma explicação para a interrupção do pagamento. Um dos policiais, que preferiu não ser identificado, chegou a receber a bonificação no contra cheque. Ele explicou que o pagamento no valor de R$300 era dividido entre policiais que participaram da apreensão da arma de fogo.
O último pagamento recebido pelo policial foi em 2016. "De lá para cá, as apreensões continuaram e aumentaram muito, não só pela bonificação, mas também pelo aumento da criminalidade no estado. E deixou de ser pago, mesmo com a gente protocolando tudo de acordo com a lei”, contou.
Um levantamento feito pelo G1 mostrou que um ano depois da lei entrar em vigor houve um aumento de 8% neste tipo de abordagem. Na ocasião, foram registradas as apreensões de 447 armas de fogo no período de seis meses em Teresina.
O policial ouvido pela reportagem afirmou que desde que o pagamento foi suspenso ele já apreendeu mais de 20 armas e não recebeu uma justificativa para o não pagamento do bônus.
Fonte: G1 PI