Reunião discute repasse de recursos para UESPI
Representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participaram de reuniões em Brasília, nos dias 10 e 11 de dezembro que visaram a necessidade de repasse de recursos para a instituição. Na ocasião, os encontros aconteceram com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação(SESU/MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Foram analisadas os convênios sobre a oferta de cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR); bem como a prorrogação de prazos para o cumprimento de tratativas do Programa de Extensão Universitária (PROEXT) e o lançamentos de editais do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEST). Além disso, foi debatido a aquisição de equipamentos para a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) e para a construção de salas nos campusde Uruçuí e Oeiras.
Encontro discute os convênios da universidade
Foram concedidas e aprovadas a UESPI emendas parlamentares federais do Deputado Heráclito Fortes, sobre a aquisição de equipamentos para os laboratórios dos Cursos de Bacharelado em Enfermagem nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano, no valor de R$ 2.020.000,00 milhões. A Senadora Regina Sousa, conseguiu alavancar a quantia de 404 mil reais ao Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos da UESPI (NUPIDH) com o objetivo de prover condições necessárias para seu funcionamento com equipamentos de informática, refrigeração e mobiliário.
Segundo o Vice-Reitor, Prof. Evandro Alberto de Sousa, a universidade faz o acompanhamento e monitoramento dos convênios oriundos de emenda parlamentar. “Agora vamos elaborar o plano de trabalho para fazermos as licitações dos equipamentos nos laboratórios de Enfermagem e também para os materiais do NUPIDH. Continuamos na expectativa que a nossa universidade possa contar com mais recursos oriundos de emendas parlamentares e convênios entre o Governo Federal, suas entidades e a UESPI. Dessa maneira, vamos garantir a qualidade dos nossos cursos e a ascensão da instituição em termos de estrutura,” destaca.
Representantes da UESPI e do SESU/MEC
Para o Pró-Reitor de Planejamento e Finanças (PROPLAN), Raimundo Isídio de Sousa, a busca por construções, aquisições, acervo bibliográfico e assistência estudantil são grandes pilares da universidade. “As reuniões foram bem proveitosas, saber que as emendas do Deputado Heráclito Fortes e da Senadora Regina Sousa já foram empenhadas nos motiva. Os diálogos com as equipes dos órgãos fortalecem nossos pilares: pesquisa, ensino e extensão,” conclui.