Conselheiro do TCE determinou que secretário de Estado apresentasse explicações para atrasos de repasses reportados como que sendo de até seis meses
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Jaylson Campelo determinou que o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, manifestasse explicações para os recorrentes atrasos do auxílio para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) destinado aos pacientes renais.
A determinação é em face de denúncia do presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí (APREPI). Segundo os relatos que chegaram à Corte de Contas, “os pacientes renais e outros usuários reclamam de atrasos recorrentes, chegando há seis meses”.
“Muitos estão passando necessidades e deixando de fazer o tratamento por falta do recurso para pagamento do deslocamento, correndo o risco de morte”, informou.
CADÊ O DINHEIRO?
A associação pede então que sejam dadas explicações sobre esses recursos e que seja apresentado “relatório financeiro de entradas e saídas – pagamentos" referentes ao exercício financeiro de 2018.
O secretário de Estado terá cinco dias úteis para apresentar a sua defesa, a contar da juntada aos autos do AR de notificação.
_O documento encaminhado à Corte de Contas:
Fonte: 180 Graus/Por Rômulo Rocha – De Oxford