Sindhosp afirma que repasses referentes a setembro, outubro e novembro de 2018 estavam atrasados. Iaspi informou que regularizou dívidas de setembro e outubro nesta quinta-feira (14), e novembro será pago segunda-feira (18).
Governo não realiza repasses do Iaspi e reunião no MPPI discute soluções
Representantes de hospitais e clínicas que têm convênio com o Plano Médico de Assistência e Tratamento (Plamta) fizeram uma reunião com representantes do Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (Iaspi) para discutir os atrasos no pagamento mensal que é destinado às empresas. O Iaspi informou que dívidas referentes à setembro e outubro de 2018 foram regularizadas nesta quinta-feira (14).
De acordo com o Sindicato dos Hospitais do Piauí (Sindhosp), o Iaspi têm atrasado os pagamentos para as clínicas e hospitais conveniados no Plamta. Até esta quinta-feira (14), estavam atrasados os repasses referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2018, este último com vencimento para o dia 10 de fevereiro.
“Hoje, nós estamos reivindicando que o pagamento seja feito dentro de um calendário que já foi discutido amplamente nos últimos anos. [...] Precisamos aprofundar a questão dos repasses do instituto, que são consignados da folha do servidor e que não são repassados a contendo pela Fazenda”, disse Jefferson Campelo, presidente do Sindhosp.
Reunião entre representantes dos Hospitais, do Iaspi e a Defensoria Pública se reuniram na sede do Ministério Público- Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube
Além do pagamento, o sindicato busca ainda uma renovação nos contratos entre o Iaspi e os hospitais e clínicas, de forma que evite que novos atrasos aconteçam. “Atrasou, não pagou na data correta, nós temos que ter um reembolso por isso, coisa que não é feita atualmente”, disse Campelo.
O diretor financeiro do Iaspi, Moacir Rocha, afirmou que os pagamentos dos meses de setembro e outubro foram realizados nesta quarta-feira, e que os pagamentos do mês de novembro devem começar na próxima segunda-feira (18).
“Já empenhamos e liquidamos hoje (15). Segunda-feira está na conta, e começaremos a pagar as clínicas”, disse Moacir Rocha.
A reunião foi intermediada pelo Ministério Público, representado pelo promotor Fernando Santos. Segundo ele, uma investigação sobre as causas do atraso foi instaurada nesta semana pelo MP-PI, depois que o atraso nos repasses às clínicas foi denunciado pelo sindicato na última quarta-feira (6).
“Notificamos o Iaspi para que apresente essa documentação e notificamos o secretário de Fazenda, para que ele apresente a sua defesa quanto a esse não repasse dos valores pra o Iaspi”, disse o promotor Fernando Santos. Ainda segundo ele, novas audiências serão realizadas para a revisão dos contratos entre Iaspi e as empresas.
Fonte: G1 PI