Bloco carnavalesco:
No Brasil, bloco carnavalesco é um termo genérico usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares. Designa um conjunto de pessoas que desfilam no carnaval, de forma semi organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia. Geralmente constituem uma agremiação.
Ao longo do tempo, diversos grupos carnavalescos já foram genericamente chamados de blocos, havendo atualmente blocos que são mais parecidos com escolas de samba, outros mais parecidos com os antigos cordões, e outros de diversos tipos.
Algum perderam a característica de bloco popular raízes para bloco semi-micareta, onde a característica principal é a grande quantidade de membros com abadás e arrastões planejados e a participação de grandes patrocinadores.
Blocos raízes - São considerados blocos raízes e tradicionais ou ainda bloco de sujo, foliões com fantasias improvisadas, ou mesmo de roupa comum, e aqueles que ainda apresentam a participação espontânea de brincantes, uso de alegorias simples e o tradicional mela-mela (uso de goma ou talco), com suas fantasias muitas das vezes estrambólicas e marcantes.
Esses blocos se reúnem no carnaval, adotam um mascote e ao som de instrumentos também improvisados desfilam pelas ruas da cidade, cantando e sambando marchinhas carnavalescas, sambas-enredo das escolas de samba, axés ou fazem uso de parodias com o tema adotado.
Alguns blocos de sujo satirizam a política nacional com faixas e cartazes, sempre em tom de ironia e um pouco deboche, com a marca do humor brasileiro.
Alguns blocos, escolhem uma característica ou personalidade cultural que identificam os seus participantes em nível regional; exemplo clássicos são: Império Romano ( com sua tradicionais vestimentas romanas) o bloco do bola preta (a bola preta é marcante nos figurinos e adereços, Bloco do Minhocão (Belém / Pará) imagine minhoca em tudo , Eu Acho é Pouco - Olinda /PE.... dentre outros criativos.
Uma marcante característica dos blocos de ruas, são as agregações embora pequenas, mas que tem muitos fás e admiradores pela ousadia nos temas escolhidos e apresentados durante as brincadeiras de rua.
Apoio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário