Há quase 40 dias os portadores de diabetes do Piauí estão sofrendo diante da falta de insulina na Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais. A Associação dos Diabéticos do Estado (Adip) lançou uma campanha nas redes sociais chamando atenção para o problema e cobrando a regularização.
A insulina controla o nível de glicose no sangue e os portadores de diabéticos precisam do hormônio. A presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí, Jeane Melo, afirma que a lei estadual 6.623, de 30 de dezembro de 2014, está sendo descumprida.
A lei torna mais humanizado o atendimento aos diabéticos no Estado do Piauí. No entanto, a descontinuidade no fornecimento da insulina impede que os portadores da doença façam o tratamento adequado.
“Como se precisa de oxigênio e água para sobreviver, os diabéticos precisam de insulina. Há uns 40 dias diabéticos do Piauí então sem insulinas. A burocracia é a justificativa que não nos interessa. Ou o governo se organiza e planeja ou muitos vão continuar a morre pela pior doença crônica de todas: a omissão”, lamenta Jeane.
Em uma série de vídeos, os portadores de diabetes ressaltam a importância da insulina e fazem apelos ao governador Wellington Dias. A pequena Ala Luísa, 8 anos, pede “por favor, governador, nos dê insulina”.
A presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí disse que a secretaria de Saúde prometeu se reunir na tarde desta segunda-feira (29) com os representantes da entidade.
A Sesapi informou ao Cidadeverde.com que aguarda uma resposta do fornecedor da insulina.
Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com