Foto: Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal realizou a apreensão de 23 m³ de madeira serrada que estava sem a devida documentação ambiental válida.
Os policiais identificaram o crime ambiental, na cidade de Oeiras/PI, na BR 230, na tarde de segunda-feira (1º), ao abordar o caminhão M. BENZ/ATEGO 2428, conduzido por um homem de 32 anos.
Foi solicitado ao condutor que apresentasse toda a documentação necessária para transporte de produtos de origem florestal. O condutor apresentou os documentos e informou que a carga era produto da atividade de reflorestamento.
A equipe detectou que a empresa não possuía autorização do IBAMA para a execução da atividade de reflorestamento, desta forma, o respectivo carregamento estava portanto sem a devida documentação ambiental, comprovando o crime.
A carga vinha de Moju/PA e tinha como destino a cidade de Feira de Santana/BA, de acordo com informações colhidas e está avaliada em R$ 1.840.
A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.
Toda a carga de madeira juntamente com o veículo e o condutor encontram-se na Unidade Operacional da PRF na cidade de Picos/PI à disposição do IBAMA, para os procedimentos cabíveis.
Somente nos cinco primeiros meses de 2020, a quantidade de madeira ilegal apreendida pela PRF no Piauí aumentou 454,9 % se comparado ao mesmo período de 2019.
Fonte: Nucom/PRF / Via 180