A Secretaria de Justiça informou que ainda não foi notificada sobre o resultado positivo para a Covid-19 do policial. A vítima faleceu na última sexta-feira (5).
Hospital Dirceu Arvoverde (Heda), em Parnaíba — Foto: Patrícia Andrade/G1
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, informou nesta quarta-feira (10) ao G1 que o exame do policial penal Nilton Tupinambá Silva, que faleceu na última sexta-feira (5), deu positivo para a Covid-19.
A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) afirmou que não foi notificada sobre o resultado. Segundo a secretaria, a Penitenciária de Parnaíba tem 26 detentos infectados, além de cinco policiais penais e cinco policiais militares com Covid-19. Os profissionais foram afastados das funções. (Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem).
Conforme o hospital, o paciente apresentava sintomas gripais e falta de ar. Após o falecimento de Nilton, foi coletado o material por meio de um swab para ser feito o exame da Covid-19. O resultado foi divulgado na tarde dessa terça-feira (9).
Nilton Tupinambá era lotado na Penitenciária Mista de Parnaíba. O diretor financeiro do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Jefferson Dias, contou que a vítima chegou a ser dispensada do trabalho por três dias, após ter conseguido uma pessoa para trabalhar em seu lugar. Porém, na última quarta-feira (3), ele retornou mesmo não estando bem de saúde.
Penitenciária Mista de Parnaíba — Foto: Patrícia Andrade/G1
“O último plantão dele foi no sábado (30), quando uma pessoa foi tirar para ele. O policial penal voltou na quarta-feira (3). Nós não sabemos se ele não conseguiu alguém para tirar o plantão dele ou se ele quis ir mesmo. O que nós sabemos é que ele foi trabalhar mesmo passando mal. Após o plantão, na quinta-feira (4), ele foi para casa e decidiu ir para o hospital. Na sexta-feira (5), o policial penal faleceu”, afirmou.
A Sejus alegou que o policial não informou à administração sobre os sintomas. Além disso, a secretaria, em nota, comunicou que foi realizado um exame para a Covid-19 no profissional na quarta-feira (3), em que o resultado deu negativo.
Entretanto, o hospital esclareceu que nesse dia foi feito um teste rápido no paciente e que o resultado negativo pode ter sido pelo fato do material coletado ainda estar fora da janela imunológica naquele período.
Confira a nota da Sejus na íntegra:
A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí informa, com pesar, a notícia do falecimento do Policial Penal Nilton Tupinambá Silva, na tarde da última sexta-feira (5). O servidor era lotado na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. A Sejus informa, ainda, que a causa do óbito ainda não foi esclarecida, e que, na última quarta-feira (3), o Policial havia testado negativo para a COVID-19.
Fonte: G1 PI