Imagem: ilustrativa/web
A Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (17/07), cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal em Teresina.
Segundo o inquérito policial, os investigados se associaram para obter dinheiro a partir de empréstimos consignados concedidos mediante fraude em prejuízo à Caixa Econômica Federal. Para recebimento dos valores indevidos, utilizaram documentos públicos e particulares falsos e contracheques do Governo do Estado do Piauí, fazendo-se passar por servidores públicos estaduais.
Atuando de forma permanente nas agências bancárias da CEF, os mesmos investigados arregimentavam pessoas para a prática do estelionato, entregavam-lhes documentos falsos e orientavam-lhes sobre os procedimentos a adotar para obtenção de empréstimo indevido, assumindo falsamente a identidade de servidores estaduais. Em contrapartida, recebiam parte do valor obtido com o empréstimo fraudado.
Uma terceira pessoa foi presa em flagrante por estelionato e uso de documento falso.
O inquérito policial investiga os crimes de associação criminosa (art. 288 do CP), falsificação de documento público (art. 297 do CP), falsificação de documento particular (art. 298 do CP) e estelionato majorado (art. 171 do CP).
Fonte: Ascom/PF - Via 180