A Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, disse ontem(19), a respeito de campanhas de vacinação no município, que as campanhas às vezes atrasam porque a distribuição das vacinas a nível nacional é feita pelo Ministério da Saúde que envia as doses para os Estados e estes fazem o envio para os municípios.
Nessa última campanha de vacinação contra a poliomielite e também a multivacinação, no dia “D” que aconteceu no último sábado, os 44 postos de saúde do município ficaram abertos de 8:00 às 17:00 horas, sendo que alguns ficaram abertos depois das l7:00 horas porque a demanda foi muito grande. Ela disse ainda que a procura foi muito boa e a campanha prossegue até o final de outubro.
A Secretária de Saúde também falou sobre os preparativos já implementados pela Prefeitura para enfrentar um possível aumento de casos do coronavírus em nossa cidade e comunidades vizinhas.
Ela disse que existe essa possibilidade, uma vez que o Governo do Estado autorizou a abertura de bares, restaurantes e praias e diante disso alguns casos surgiram. Mas mesmo assim – segundo ela – Parnaíba hoje tem duas pessoas na UTI e três em leitos clínicos. São 37 dias sem nenhuma morte.
“Continuamos com o Hospital Nossa Senhora de Fátima em pleno funcionamento e estamos aguardando passar esse momento de aumento de casos que era esperado” – informou ela, acrescentando que continuam em funcionamento na cidade o Centro de Atendimento a Covid para testagem, o ambulatório do Hospital Nossa Senhora de Fátima e a coleta do Swab que um exame para detectar Covid e que é feito tanto no hospital de campanha pela manhã e à tarde na UBS do Bairro do Carmo.
Rejane Moreira disse que esse fato de Parnaíba estar há 37 dias sem registrar nenhuma morte por Covid e isso é um norteador importante para se determinar ações. Por isso – disse ela – continuamos a pedir que as pessoas usem máscara, sempre higienizar as mãos, manter o distanciamento evitando as aglomerações. Ela finalizou dizendo que o momento é de vigilância e de muito cuidado.
Fonte: Blog do B.Silva