Imagem: Pixabay
Promovendo o desenvolvimento energético e socioeconômico da região, a Energia Eólica é uma realidade sem precedentes e um dos principais temas que serão discutidos durante o 1º *Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020* (03 a 05/12-Mossoró (RN).
A Energia Solar no semiárido vem promovendo o desenvolvimento energético e socioeconômico da região e pode ampliar ainda mais, com investimentos.
A energia produzida a partir de painéis fotovoltaicos permite uma economia de água nos reservatórios, já que a demanda pela geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas se reduz. A água se torna, então, menos escassa para outros usos, como a irrigação, a piscicultura, e o abastecimento doméstico e industrial.
Piauí tira proveito do sol
O forte sol do Piauí tornou-se um grande aliado no que diz a respeito ao aquecimento da economia do estado. Desde 2016, houve um grande investimento na região para a instalação de usinas fotovoltaicas. Somente em 2020, espera-se que o segmento de energia solar consiga criar mais 20.600 empregos.
Imagem: Pixabay
Segundo dados da Secretária de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, a maior parte da energia gerada, que pode chegar a 600 GWh ao ano, vem de três parques solares no estado, sendo que o de Nova Olinda possui aproximadamente 930 mil painéis solares, a maior em funcionamento na América do Sul. Apenas esse parque foi capaz de atrair investimentos de mais de 300 milhões de dólares e contribuiu para a geração de 1.700 empregos.
Serviço
Fórum de Desenvolvimento do Semiárido abre inscrições para edição de 2020
Onde: Teatro Municipal Dix-Huit Rosado Maia e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) – Mossoró (RN)
Quando: De 3 a 5 de dezembro de 2020
Para ter acesso a programação e fazer a inscrição acesse: www.semiaridobrasil.com.br
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário