Pages - Menu

28/11/2020

Por suspeita de ataque hacker, TRF-1 tira site do ar; Piauí, DF e 12 estados são afetados

Foto: Assessoria de Comunicacao Social - TRF1

Um possível ataque hacker pode ter atingindo os sistemas do Tribunal Regional da Primeira Região (TRF-1), nesta sexta-feira (27). Equipes do Tribunal investigam o que provocou a instabilidade do sistema, mas, até o momento, o TRF1 não confirma se, de fato, ocorreu uma invasão por terceiros. O TRF1 abriga processos do Piauí, Distrito Federal e mais 12 estados.

Nas redes sociais, os invasores dizem ter obtido acesso a arquivos em mais de 40 bases de dados do tribunal, segundo apurou o Estadão Conteúdo. O ataque foi comemorado nas redes pelos invasores, que afirmaram ter capturado os dados e que, dessa forma, conseguiram mostrar a "vulnerabilidade" do sistema do TRF-1. 

O tribunal, que abrange casos de 13 Estados e do Distrito Federal, é o que abriga mais processos no País.

O TRF-1 reúne processos dos seguintes estados:

Acre
Amazonas
Roraima
Rondônia
Amapá
Pará
Mato Grosso
Tocantins
Maranhão
Piauí
Bahia
Minas Gerais
Goiás
Distrito Federal

Em um site usado por hackers para expor vazamentos, foram publicados nomes de arquivos que estariam em quatro das 47 bases de dados do TRF-1 acessadas pelos invasores. Os arquivos, no entanto, não foram publicados no vazamento.

Ao Cidadeverde.com, o TRF-1 destacou a indisponibilidade do sistema e que o site foi retirado do ar por prevenção, após identificar nas redes sociais publicações relatando uma invasão no sistema. 

Por prevenção, após a instabilidade apresentada, o site deverá ficar fora do ar até normalização do sistema. Às 16h, o acesso ao site não estava liberado ao público. 

“A Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), informa que, em decorrência de publicações veiculada em redes sociais de que ocorrera uma invasão ao ambiente tecnológico do TRF1, foram adotadas medidas preventivas para a preservação do ambiente. Assim, todos os sistemas do Tribunal foram colocados em modo restrito para permitir adequada investigação, sendo que, até o momento, não se identificou nenhum ativo de TI comprometido”. 

Imagem compartilhada nas redes sociais sobre o possível ataque hacker (Foto: reprodução/divulgação)

De acordo com o site Consultor Jurídico, o perfil postou um link com dados que teriam sido capturados do sistema da corte. O link exibia a seguinte mensagem:

“Vazamento de dados do Tribunal Regional da Primeira Região (portal.trf1.jus.br). isso é sério? um orgão tão importante com uma vulnerabilidade tão grave.. Nest post estamos expondo "só" o conteudo de 4 (cit, concurso, stf e trfweb) das 47 DBS, apenas para demonstrar que o TRF1 tambem é vulnerável. nosso objetivo NÃO é causar o caos, nem prejudicar o TRF1 (sic)”.

Carlienne Carpaso (com informações do Estadão Conteúdo)
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário