Foto: Roberta Aline
Os candidatos Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB) voltam ao confronto das eleições no próximo dia 29 deste mês. Neste domingo (15) foi confirmado o segundo turno na capital piauiense. Com 100% das urnas totalizadas, Dr. Pessoa aparece com 142.769 votos, equivalente a 34,53% dos votos válidos e Kleber Montezuma ficou em segundo lugar com 110.395 votos, equivalente a 26,70% do eleitorado.
A surpresa na eleição foi a votação de Gessy Fonseca, do PSC, que ficou em terceiro lugar, com 50.221 votos, correspondente a 12,14% do eleitorado. A empresária deixou para trás candidatos como o deputado federal Fábio Abreu (PL) e o deputado estadual Fábio Novo (PT).
Este ano, 13 candidatos disputaram a prefeitura de Teresina. Dr. Pessoa tem como vice o delegado Robert Rios, do PSB, e contou com o apoio do PRTB.
O candidato do MDB fez uma campanha que criticou a atual gestão da prefeitura, focou em sua história de vida e priorizou atividades eleitorais presenciais.
Kleber Montezuma enfrentou o pleito com oito partidos aliados – Progressistas, PSL, Avante, PDT, Dem, PMB, PV e Podemos e tem como vice o ex-vereador R. Silva. O ex-secretário de Educação foi para a campanha com apoio do prefeito de Teresina, Firmino Filho, destacou seu trabalho à frente da Educação e o legado do PSDB na capital.
A tendência é que os partidos que fazem parte da base aliada do governo do estado como PT, PL declare apoio para Dr. Pessoa. O governador Wellington Dias (PT) não quis antecipar decisão, mas afirmou neste domingo que o apoio a um dos candidatos será anunciado ouvindo todos os líderes governistas.
O ex-ministro João Henrique também afirmou antes de votar na manhã deste domingo que o Dr. Pessoa não fará restrição a partidos e que a coordenação de campanha trabalhou para duas eleições.
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com