Golpistas invadem contas no Whatsapp e pedem dinheiro para o contato das vítimas
Mensagens são enviadas de contas do WhatsApp clonadas (Foto: Reprodução)
“Oi, Tudo bem?. Estou com um problema no aplicativo do banco. Você pode fazer um Pix para mim? Te devolvo o valor assim que for ao banco resolver.” Se você receber uma mensagem parecida como essa de alguém conhecido, ligue o sinal de alerta: é golpe e muita gente está caindo.
Bandidos estão clonando a conta do whatsapp de usuários e enviando mensagens pedindo dinheiro. Como a mensagem é disparada do próprio número da pessoa para pessoas conhecidas, muita gente tem caído na armadilha.
No Piauí, até mesmo políticos já foram vítimas do golpe e tiveram suas contas clonadas.
CLONAGEM DO WHATSAPP
O Whatsapp sem dúvidas é o aplicativo de mensagem mais popular do Brasil e é também o meio mais utilizado por bandidos. A clonagem do número passou a ser uma ação comum, na qual criminosos enviam uma mensagem fingindo ser funcionário de empresas ou pessoas conhecidas.
Eles solicitam que a vítima repasse um código enviado via mensagem com o argumento de validar promoções ou atualizar cadastros. Com esse código, é possível acessar o Whatsapp de outro aparelho e, a partir daí, os bandidos disparam mensagens para todos os contatos da agenda pedindo dinheiro “emprestado”.
A principal recomendação para os usuários é nunca repassar o código de segurança enviado via sms para terceiros e sempre suspeitar de pedidos de empréstimos via Whatsapp, mesmo quando o pedido partir de uma pessoa próxima ou conhecida.
Oura dica importante é ativar a função "verificação em duas etapas” no Whatsapp para dificultar a clonagem da conta.
Fonte: Portal Meio Norte