Os animais foram encontrados em residências nas Zonas Leste e Norte de Teresina.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/b/f/Zrkn1ATaOSB0Hr6zdBpQ/whatsapp-image-2018-06-15-at-10.31.23.jpeg)
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Teresina. — Foto: Lorena Linhares/ G1 PI
A Polícia Civil do Piauí instaurou dois inquéritos para apurar denúncias de maus-tratos contra dois cães em Teresina. Os animais foram resgatados na tarde de quinta-feira (22), de residências nas Zonas Leste e Norte de Teresina.
De acordo com o delegado Emir Maia Martins, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, os animais foram encontrados após denúncias anônimas. O primeiro animal foi localizado acorrentado, cercado de sujeira e larvas em uma casa localizada no bairro Parque Brasil, Zona Norte da capital.
“A cadela foi transferida para o Centro de Zoonoses, onde serão feitos os procedimentos médicos cabíveis e a perícia. Depois, ela será encaminhada para adoção”, contou o delegado.
O segundo cachorro foi encontrado em uma casa no bairro Parque Universitário. Ele também estava acorrentado e em um ambiente escuro, úmido e insalubre. O animal não possuía acesso a comida ou a água. Segundo o delegado, o proprietário da residência mudou-se para um apartamento e não levou o cão.
“O dono foi embora e vizinhos, incomodados com o choro do cachorro, nos telefonaram. Não apreendemos o cão. Os vizinhos não quiseram prestar depoimento por medo de represália do proprietário da casa e iremos investigar”, afirmou Emir.
O cachorro passará por exames para verificar se ele passou por algum tipo de violência. Se for comprovado, caracteriza-se o abandono e o dono será responsabilizado.
As denúncias envolvendo maus-tratos ou outros tipos de crimes contra animais podem ser feitas através do número 190, da Polícia Militar, e na Delegacia de Combate aos Crimes Ambientais, localizada na Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina.
Fonte: Portal G1 PI
Ilanna Serena*, estagiária sob a supervisão de Laura Moura.