Os animais foram levados ao Centro de Zoonoses, onde passaram por procedimentos médicos e perícia, e serão disponibilizados para guarda provisória.
Animais foram encontrados desnutridos na Zona Norte de Teresina — Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil resgatou sete cães que viviam em situação de abandono em um imóvel localizado no bairro Aeroporto, Zona Norte de Teresina. Os animais, que estavam desnutridos e com parasitas, foram encontrados na tarde de quarta-feira (26), após uma denúncia do locatário do espaço.
De acordo com informações do titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil, o delegado Emir Maia, os cães foram abandonados após a morte de um antigo locatário do imóvel.
"O espaço funcionava antes como uma oficina. Quando o locatário da oficina faleceu, os familiares realizaram a retirada dos objetos, mas deixaram os cães. Uma outra pessoa alugou o imóvel e até chegou a alimentar os animais por algumas semanas, mas percebeu que eles estavam doentes e denunciou o caso", contou o delegado.
Cães foram abandonados em imóvel na Zona Norte de Teresina — Foto: Polícia Civil
Segundo a Polícia Civil, um inquérito policial foi aberto para localizar e investigar os herdeiros do antigo locatário do imóvel, que seriam os responsáveis pelos animais. Eles responderão pelo crime de maus tratos.
Os cães foram levados ao Centro de Zoonoses, onde realizaram os procedimentos médicos necessários e estão sob guarda da Justiça até que sejam disponibilizados para adoção.
Sete cães em situação de abandono são resgatados na Zona Norte de Teresina — Foto: Polícia Civil
Interessados podem realizar denúncias ao 190, da Polícia Militar, e na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, localizada na Av. Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana.
Conforme a Lei 14.064, sancionada em setembro de 2020, a pena para maus-tratos a cães e gatos varia entre dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda.
Fonte: Portal G1 PI
*Estagiária sob supervisão de Maria Romero.