A suspensão acontece do dia 11 ao dia 15 e os serviços devem voltar ao normal no dia 16 de dezembro.
Departamento Estado de Trânsito do Piauí (Detran). — Foto: Mariana Alves/G1
A partir do próximo sábado (11) até a quarta-feira (15), os serviços relacionados a veículos no site e nas agências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Piauí estarão suspensos. Transferências, emplacamentos, comunicação de venda em cartório, vistorias, multas e emissão de taxas referentes a esses serviços não estão funcionando.
O motivo é a necessidade de migração, integração e homologação dos dados com a base nacional para o novo sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A implementação será feita pelo Detran e a Agência de Tecnologia de Informação (ATI).
Os serviços estão previstos para retornar ao funcionamento a partir de 16 de dezembro. A iniciativa tem como objetivo oferecer um serviço mais ágil e com maior qualidade aos usuários.
Das 22h de sexta-feira (17) até uma da manhã de domingo (19), a Agência de Tecnologia (ATI) trabalhará na atualização do banco de dados para minimizar possíveis intercorrências.
“Vamos migrar os dados do sistema antigo para o novo sistema de 11 a 15, em seguida faremos os últimos testes para que no dia 16, o Detran possa retornar a prestação dos serviços já com o novo sistema de veículos. Além disso, equipes do Detran e da ATI estarão de plantão para sanar quaisquer problemas que possam vir a surgir com a nova tecnologia”, explicou João Filho, gerente de tecnologia do Detran-PI.
Segundo o Detran, o Renavam é o sistema responsável por armazenar todos os dados dos veículos que circulam no país. Diferente do atual, o novo sistema deve operar com uma tecnologia mais moderna, com isso, o Detran-PI passará a oferecer um serviço mais rápido e as falhas de conexão reduzirão significativamente.
“Este novo sistema é a realização de sonho antigo, trazendo mais comodidade para as equipes internas da ATI e Detran, com mais estabilidade, utilizando equipamentos de baixa plataforma e menor custo para o Estado, o que vai possibilitar replicar e dar mais celeridade na prestação de serviços ao cidadão”, destacou o diretor da ATI, Antônio Torres.
Para o diretor geral do Detran, Garcias Guedes, o usuário será o maior beneficiado com a mudança. “A usabilidade vai ser melhor, o atendente do Detran terá um sistema mais fácil de manusear e mais ágil, o que vai tornar o atendimento ao usuário mais rápido e mais estável”, frisou o diretor.
Garcias Guedes informou ainda que, durante o período de implantação do novo Renavam, os serviços referentes a Habilitação funcionarão normalmente, sem qualquer interrupção.
Fonte: Portal G1 PI