Segundo a ATI, os ataques de hackeres atrasaram o processo que deveria ter terminado ontem (15).
Sede da CIRETRAN - Parnaíba
Os serviços relacionados a registro de veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) continuam fora do ar nesta quinta-feira (16), data prevista para o retorno depois de seis dias. No entanto, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) solicitou mais um dia para a migração do sistema do Renavam.
De acordo com a ATI, o atraso no cronograma de execução ocorreu devido a ataques hackers que aconteceram durante a última semana. Na última sexta-feira (10), sites do governo do estado foram retirados do ar, por ameaça destes ataques.
Com sistema do Detran fora do ar condutores não conseguem acessar documentos. — Foto: Reprodução
“É importante pontuar que os ataques impactaram na redução de velocidade de acesso aos sistemas, considerando uma sobrecarga nos links, nenhum dado foi exposto, roubado ou acessado, contudo dificultou o processo de migração e integração das aplicações”, explicou ATI em nota.
A nova previsão para o retorno dos serviços é esta sexta-feira (17). Transferências, emplacamentos, comunicação de venda em cartório, vistorias, multas e emissão de taxas referentes a esses serviços não estão funcionando.
O motivo é a necessidade de migração, integração e homologação dos dados com a base nacional para o novo sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A implementação será feita pelo Detran e a Agência de Tecnologia de Informação (ATI), em parceria com a Secretaria da Fazenda, Detran e uma empresa contratada para execução do serviço.
Fonte: G1 PI