O suspeito, não identificado, é um ex-gestor do fundo de previdência dos servidores da cidade. Ele teria gastado o dinheiro com joias, móveis e decoração de luxo e aparelhos celulares. Ele está foragido.
Viaturas da Polícia Militar e Civil do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube
A Polícia Civil de Matias Olímpio apreendeu dezenas de joias e outros objetos de luxo que teriam sido comprados com dinheiro público desviado do fundo de previdência dos servidores da prefeitura da cidade. O ex-gestor do fundo, Rubens Soares Pereira, de 45 anos, é procurado pela Polícia pela suspeita de ter desviado pelo menos R$ 1,3 milhão.
As apreensões aconteceram nesta terça-feira (23), na casa onde o suspeito vivia com a esposa, na cidade de Esperantina. Segundo a delegada Adrianne Melissa, o objetivo das buscas era encontrar e apreender a maior quantidade possível de materiais adquiridos com o dinheiro desviado do fundo de previdência.
Segundo a delegada, as fraudes foram percebidas pela Prefeitura de Matias Olímpio. “Uma vez ele deixou de prestar contas. Então, o prefeito de Matias Olímpio, junto com sua assessoria, notaram. Eles consultaram o banco, e lá constavam as retiradas”, disse a delegada.
A investigação apontou que os desvios começaram em outubro de 2021 até o início de 2022. Rubens foi exonerado do cargo e denunciado à Polícia.
Rubens Soares está foragido, e é procurado pela Polícia Civil. Ele é suspeito do crime de peculato (apropriação de dinheiro público).
Dinheiro gasto em objetos de luxo
O casal teria usado parte de dinheiro desviado com itens de decoração, arte sacra, aparelhos telefônicos caros para eles e para aparentados e amigos, mobília de luxo, lustres, joias de ouro, roupas e com reformas para a casa.
“A investigação aponta que, apenas em mobília para a casa da esposa, o investigado arcou, com o dinheiro do fundo de previdência, com cerca de duzentos e cinquenta mil reais em compras”, comentou a delegada.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar. Os policiais apreenderam vários objetos, móveis e joias avaliados em aproximadamente R$ 200.000,00 (Duzentos Mil Reais) na residência do casal. Outros imóveis ligados à Rubens também foram alvo de buscas.
Fonte: Portal G1 PI