11/05/2022

Golpistas se passam por funcionários do HUT para pedir dinheiro de pacientes e familiares

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou nesta terça-feira (10) que golpistas estão se passando por médicos da unidade de saúde para aplicar golpes financeiros em pacientes e familiares.

Segundo o HUT, o caso foi denunciado ao hospital após os próprios familiares terem alertado o recebimento de falsas ligações de uma pessoa que se identificou como Dr. Marcelo, que estaria cobrando custos cirúrgicos de pacientes internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HUT.

Ainda de acordo com o HUT, no mínimo, três famílias receberam ligações de golpistas e até o momento, o HUT não sabe como os criminosos teriam tido conhecimento dos telefones desses familiares.

“Infelizmente os golpistas utilizam o telefone, ligam ou mandam mensagens usando nome de profissionais do HUT pra solicitar dinheiro das pessoas tentando se aproveitar do momento de fragilidade dos parentes de pacientes para ter sucesso no golpe”, explica a coordenadora da UTI geral adulto do HUT, Sílvia Alcântara.

O HUT ressaltou ainda que não realiza contato telefônico com pacientes e/ou familiares para solicitar pagamento de consultas, exames, cirurgias, internação ou medicamentos.

O diretor-geral do HUT, Fábio Marcos, destacou que o hospital faz parte do Sistema Único de Saúde e por isso os atendimentos e serviços no local são gratuitos.

“O serviço do SUS tem como princípio básico a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. É uma instituição pública que não cobra qualquer valor, todo serviço prestado no hospital é gratuito”, ressalta.

Denúncias
Fábio Marcos pede ainda que se alguém receber ligação com pedido de cobrança não faça nenhum depósito ou pagamento. Ele pede que a pessoa registre a denúncia na Polícia Civil e na Ouvidoria do hospital, que atende presencialmente, ou pelo telefone: (86) 99562-6683 ou pelo e-mail: ouvidoria1.hut@gmail.com

Rebeca Lima
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES