Tubarão do Litoral corre risco de não participar da competição nacional.
A tendência é que o estado do Piauí tenha três representantes dentro da Pré-Copa do Nordeste 2023. A competição está cercada de indefinições e os clubes piauiense, no caso, Altos, 4 de Julho e Parnahyba aguardam as definições de datas para definir seu planejamento para 2023.
A Pré-Copa do Nordeste normalmente acontece no mês de outubro/novembro e dentro desse novo formado são três fases o que amplia também a quantidade de datas e esse ano por conta da Copa do Mundo do Catar a CBF demonstra ter dificuldades para fazer esse encaixe.
Atualmente a fase preliminar do Nordestão conta com 16 equipes brigando por quatro vagas.
O Altos entra como representante do estado por ser o melhor ranqueado.
O Parnahyba por ter sido vice-campeão Piauiense da temporada e o 4 de Julho entre os melhores clubes com índice técnico.
Porém paralelo a situação de datas da Pré-Copa existem alguns rumores que talvez a mesma sequer acontece e apenas a Copa do Nordeste tenha um formado envolvendo mais clubes, com os melhores ranqueados entrando diretamente na fase de grupos.
Neste caso, o Piauí teria apenas dois representantes – Altos (melhor ranqueado) e o Fluminense (campeão Estadual 2022) e 4 de Julho e Parnahyba não entrariam na competição.
Um ponto importante neste cenário é que caso a CBF libere regulamento e tabela da Pré-Copa nos próximos dias é preciso esperar 60 dias para o início do torneio.
Isso é determinado pelo Estatuto do Torcedor. Com isso, a fase preliminar só poderia iniciar na segunda quinzena de outubro. Se mantendo o regulamento deste ano, são três fases eliminatórias e um total de quatro datas necessárias.
Da redacao@cidadeverde.com/Edição: Jornal da Parnaíba