Os direitos dos idosos apresentados de forma descontraída, informal e participativa. Foi assim a palestra “O direito desconhecido do idoso”, ministrada pela bacharelada em Direito, Ane Marli Dantas. A palestra marcou a abertura da Semana do Idoso e Qualidade de Vida, em Parnaíba, realizada pelo Trabalho Social com Idosos do Sesc, de 3 a 7 de outubro. As atividades aconteceram no Salão de Eventos do Sesc Beira Rio.
Ane Dantas enumerou vários direitos dos idosos destacando as proibições estabelecidas no Estatuto do Idoso “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão”.
A funcionária do Sesc, Izabel Cristina Melo, do Trabalho Social com Idosos, enfatizou a importância da assistência às pessoas com mais de 60 anos.
“Envelhecer é um processo natural da vida, ao nascer a cada dia envelhecemos e o Sesc desevolve uma atividade essencial de assistência, que é o Trabalho Social com Idosos. Através desse trabalho promovemos bate papos, palestras, rodas de conversa, passeios e festas que trazem entretenimento e diversão aos idosos ”, reforça Izabel Cristina.
A Semana do Idoso despertou temas importantes para discussão entre os idosos, mas também proporcionou momentos de lazer, cultura e aprendizado aos integrantes do grupo Vida Nova – do TSI do Sesc.
Programação Semana do Idoso
Dia 03/10 – 8h
Palestra: O direito desconhecido do idoso
Palestrante: Ane Marli Dantas
Apresentou os principais direitos dos idosos
Dia 05/10 – 8h
Técnica Lian Gong
Orientadora: Elce Seixa (fisioterapeuta)
Trabalhou a respiração, movimento, postura, equilíbrio e concentração
Dia 07/10 – 8h
Fit dance com o instrutor Ziel
Técnica que melhora o condicionamento físico, estimulando o corpo a se mexer através de movimentos coreográficos
Dia 08/10 – 8h
Passeio e reunião a Cana Brava (MA)
Culminância da Semana do Idoso e Qualidade de Vida
Dia de lazer e diversão apreciando a natureza, comidas caseiras e banho relaxado nas águas do rio Magu.
Assessoria de Comunicação