Vestibulandos e pais de alunos se concentraram, na manhã da última terça-feira (29), em frente à sede do Ministério Público do Piauí (MPPI), na zona Leste de Teresina, em protesto contra o cancelamento do período 2023.1 na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Estudantes protestam contra cancelamento do pedido 2023.1 da Uespi – Foto: Ananda Soares
A instituição não vai abrir a oferta de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o período letivo de 2023 em razão de uma readequação no calendário acadêmico junto ao calendário civil.
Vestidos de preto e segurando cartazes, estudantes e pais de alunos protestaram contra a decisão em frente à sede do MPPI, onde acontece uma audiência com representantes da instituição estadual.
Francialza Veras, mãe de um vestibulando – Foto: Ananda Soares
Francialza Veras, mãe de um vestibulando que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disse que a medida afeta diretamente jovens que se dedicaram ao longo dos anos para conseguir entrar em universidade pública.
“Queremos que a UESPI revogue a portaria do cancelamento do acesso ao Enem. Se ela quer se organizar com o calendário, de modo que eles possam avançar, tudo bem, mas é preciso que ela pelo menos deixe o primeiro período funcionando, que é o que garante algo aos alunos que fizeram o Enem e concorrem ao Sisu”, contou.
Uespi não ofertará vagas no Sisu 2023.1
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) não vai abrir a oferta de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o período letivo de 2023.1. Isso porquê o Decreto publicado no Diário Oficial no dia 11 de novembro pela instituição cancelou o período. De acordo com a Uespi, o cancelamento se fez necessário para uma readequação no calendário acadêmico junto ao calendário civil.
Procurada pela reportagem, a Uespi reafirmou, por meio de nota, que não haverá prejuízo aos alunos regularmente matriculados, pois a mudança será apenas na nomenclatura do período, que está previsto para iniciar em agosto de 2023. No entanto, a entrada de novos alunos só deve acontecer a partir de setembro de 2023.
De acordo com a Universidade, os alunos que fizerem o Enem poderão se inscrever normalmente no período 2023.2. “O 2° semestre só abre para adesão no próximo ano. O primeiro foi cancelado. Ele iria começar em outubro de 2023. Em 2024.1, voltamos a ofertar vagas tanto para o 1° quanto para o 2° semestre” , informou.
Fonte: Portal Meio Norte