Rodovia é muito utilizada por caminhões para ecoamento da produção agrícola na região. Até o momento, nenhum órgão informou alguma medida para solucionar o problema.
Caminhão atolado na PI-392 no Sul do Piauí — Foto: Neto Fotografia
Caminhões atolaram e um congestionamento se formou em um trecho em obra da PI-392 em Baixa Grande do Ribeiro, 583 km ao Sul de Teresina. As imagens foram feitas na última quinta-feira (1º), mostra a área totalmente sem pavimentação, apenas amontoados de terra, poças de água e muita lama.
Procurado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) informou que o trecho em questão é de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI). O Instituto, no entanto, enviou equipe ao local e garantiu que não se trata do local pelo qual é responsável (veja a nota ao fim da reportagem).
Questionado, o DER-PI afirmou que uma equipe será enviada ao local para averiguar a situação e que, após isso, deverá se manifestar sobre a situação. A PI-392 é muito utilizada por caminhões para escoamento da produção agrícola na região.
"Infelizmente vivenciamos isto todos os anos. As chuvas intensas causam grande atoleiros e atrapalham a logística de nossas áreas produtoras. A PI - 392 que é uma das mais importantes e a mais movimentada sempre sofre mais pelo volume que transita nela" afirma Alzir Neto, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado do Piauí (Aprosoja-PI).
Nas imagens do vídeo registrado no local é possível ver uma fila de caminhões parados na rodovia. Nenhum órgão informou alguma medida para solucionar o problema até o momento.
Caminhões parados na PI-392 no Sul do Piauí — Foto: Neto Fotografia
Enquanto isso, empresários da região avaliam a possibilidade de uma solução paliativa para que a via seja desobstruída. Eles consideram despejar piçarra no local para que os veículos consigam trafegar.
Nota IDEPI
Esclarecemos que o governo do Estado tem duas obras em andamento na PI-392, sentido Baixa Grande do Ribeiro para Currais. A primeira, de responsabilidade do IDEPI, e a segunda de responsabilidade do DER.
Com relação à obra de responsabilidade do IDEPI – cujo trecho está em fase de conclusão e com previsão de entrega ainda neste mês de dezembro – conversamos hoje com o fiscal da obra e com a empresa responsável pela sua execução que este se encontra em condições de trafegabilidade.
Já em relação ao trecho que está gerando esse problema, ele se trata da obra vizinha, que está em início de construção e é executada pelo DER.
Fonte: Portal G1 PI