Em comparação à 2021, este ano houve redução de 16,67% no número de acidentes graves e 75% no número de feridos.
PRF-PI divulga balanço da Operação Natal 2022 com redução de 75% no número de feridos — Foto: Divulgação/PRF
A Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF - PI) divulgou nesta segunda-feira (26) o balanço da Operação de Natal 2022, realizada entre os dias 22 a 25 de dezembro. Foram 19 acidentes, sendo cinco graves, quatro feridos e quatro mortes. Além de 12 pessoas detidas.
No ano anterior foram 14 acidentes, desses seis graves, 16 feridos e 4 mortes. Em comparação à 2021, este ano houve redução de 16,67% no número de acidentes graves e 75% no número de feridos.
Além disso, também houve aumento nos testes de alcoolemia, crescimento de 86,78% em ações educativas, em comparação ao ano anterior. A Operação Natal é parte integrante da Operação Rodovida, que visa concentrar esforços interinstitucionais para reduzir a violência do trânsito.
OPERAÇÃO NATAL PRF - PI
Conforme o órgão, as ações da operação são voltadas para prevenir infrações relacionadas a ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança, falta de uso do capacete, excesso de velocidade e utilização do telefone celular durante a condução de veículos. Condutas essas que, historicamente, provocam índices elevados de acidentes graves e até mesmo fatais.
Redução no número de acidentes graves e feridos
Devido as ações de fiscalização e de educação para o trânsito realizadas em todo o estado, a PRF informou que em 2022 foram registrados 5 acidentes graves, enquanto que em 2021 foram 6, redução de 16,67%.
Quanto ao número de feridos, em 2022 foram 4, enquanto que em 2021 foram 16, uma redução de 75%. Segundo o órgão, os números são reflexo dos 1.332 testes de etilômetro, testes de alcoolemia, realizados ao longo da operação.
Infrações de trânsito
Segundo o relatório da operação,12 pessoas foram detidas, sendo três pessoas por crimes de trânsito. Com relação à fiscalização de alcoolemia, foram realizadas 43 autuações de alcoolemia, resultando em 2 pessoas presas por este motivo.
As principais infrações de trânsito flagradas pelos policiais ainda são as que tem maior gravidade e podem resultar em acidentes graves.
Fonte: Portal G1 PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário