Nesta quinta-feira (01), o Sebrae no Piauí realizou a solenidade de outorga da Medalha Mérito Empreendedor João Claudino Fernandes para empresários e personalidades da região de Parnaíba, na região norte do Estado. Evento semelhante foi realizado em Picos no dia 23 de novembro e será realizado também em Bom Jesus, Floriano e Teresina.
Estiveram presentes na solenidade, realizada no auditório do Sebrae em Parnaíba, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto; o prefeito de Parnaíba, Mão Santa; a prefeita de Luís Correia, Maria das Dores; o vereador de Parnaíba, representando a Câmara Municipal, Zé Filho; o presidente da OAB Subseção Parnaíba, Rômulo Santos; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, Carneiro Júnior; entre outras autoridades, homenageados e convidados.
“Meu abraço especial vai para todos os homenageados, familiares e colaboradores desta unidade regional do Sebrae. Volto a esta cidade e fico feliz em ver a transformação positiva e o dinamismo que evidenciam a diferença de hoje para alguns anos atrás. Com essa medalha reconhecemos pequenos, médios e grandes empresários, que um dia também foram pequenos, a exemplo do grande João Claudino, e fazem o Piauí crescer. Acredito na força do empreendedorismo, que é algo que o Sebrae cultiva noite e dia, como a mola propulsora para o desenvolvimento. O Piauí tem potencial e um povo valoroso, como o que foi enaltecido aqui. Felicidade muito grande em agraciar cada um de vocês. Contem sempre com o Sebrae. Temos um excelente quadro de colaboradores, abnegados e sempre dispostos a orientar e mostrar os melhores caminhos para os empreendedores e empresários”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.
Durante o evento também foi feito o descerramento da placa de registro da aquisição do prédio da unidade, que passou a compor o patrimônio do Sebrae no Piauí.
Receberam a Medalha, na solenidade realizada em Parnaíba, os empresários Janylson Raymundo Veras Araújo, proprietário da Clip Ecoturismo; Kayron Duarte Ferraz, do Grupo Óticas Brasileira; Francisco das Chagas Fontenele de Oliveira (Mano), do Grupo Elizeu Martins; Raimundo Florindo de Castro (Toureiro), do Grupo Toureiro; Vigerlênio Ribeiro Machado, do Grupo V. Machado; Jonas Martins Ferreira, da Planto Farma, de Esperantina; Teodoro Pereira Fontenele, do Laticínios Sorriso, de Luís Correia; e Francisco de Assis Sousa Araújo (Chiquinho da Luana), da Fasa LTDA, grupo comercial que atua no ramo da hotelaria, gastronomia e venda de artigos de confecção.
A Medalha faz também uma justa homenagem a João Claudino Fernandes, um empreendedor visionário, intuitivo e determinado. Seu João, como é mais conhecido, iniciou seu primeiro comércio em 1949, a Mercearia Guanabara do Sertão, em Cajazeiras, na Paraíba. Em 1961, mudou-se para a capital piauiense, onde instalou a matriz da loja de departamentos Armazém Paraíba. Ao longo do tempo, diversificou as suas atividades comerciais e construiu um sólido grupo empresarial, o Grupo Claudino, atuando também em segmentos como indústria de colchões e estofados, confecções, frigorífico, construção civil, gráfica, agência de publicidade, shopping centers, bicicletas e carrocerias. Faleceu em 2020, deixando um legado de inteligência, garra, visão, otimismo e fé inabalável no futuro.
Fonte e fotos: Agência Sebare de Noticias. (Antonio Pessoa)