Portaria municipal proíbe veículos de circular nas praias. O caso foi registrado nessa terça-feira (24), na praia de Atalaia, cidade de Luís Correia.
Carro estacionado à beira-mar fica atolado em praia do Piauí — Foto: Reprodução
Um carro ficou preso na praia de Atalaia, em Luís Correia, litoral do Piauí, depois que o condutor estacionou o veículo à beira-mar nessa terça-feira (24). A maré subiu rapidamente e não foi possível retirar o veículo. Foi necessário acionar uma retroescavadeira. Na cidade, há portaria que proíbe a circulação de automóveis na praia.
Conforme a polícia militar e a prefeitura da cidade, o condutor estacionou o veículo quando a maré estava baixa, mas como o litoral do estado está em um período de altas marés, o mar avançou rapidamente.
Banhistas ainda tentaram ajudar na retirada, mas somente com uma retroescavadeira puxando o carro com uma corda ele conseguiu ser retirado.
A cidade de Luís Correia possui portaria, de 3 de janeiro de 2019, que proíbe veículos de circular nas praias, mas a determinação é constantemente desobedecida.
Além de prejuízos materiais, como os veículos danificados com a subida do mar, a ação oferece risco ao meio ambiente e à biodiversidade.
Isso porque o litoral do Piauí é uma importante área de desova de tartarugas marinhas. O estado é o único do país onde foram encontrados indivíduos de todas as espécies registradas no Brasil, todas elas ameaçadas de extinção.
A portaria determina multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil para aqueles que descumprirem a determinação. A prefeitura não informou que valor foi aplicado ao condutor pela infração.
Fonte: Portal G1 PI