A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Serviço de Proteção aos Vulneráveis – SPV, promoveu atividades de conscientização sobre os riscos de gravidez na adolescência na semana do Carnaval. As ações foram realizadas por profissionais da SEDESC nas avenidas de Parnaíba, com distribuição de cartilhas e orientação ao público.
As equipes da SEDESC em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de Parnaíba prepararam uma série de recomendações para a população jovem sobre as formas de prevenção à gravidez precoce, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, contágio e tratamentos adequados para cada situação de risco.
A Secretária Adalgisa Carvalho de Moraes Souza destacou que a educação e a informação são de extrema importância para se evitar a gravidez na adolescência. Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos.
SupCom - PMP
Texto: Ribamar Aragão
Nenhum comentário:
Postar um comentário