Mais de 800 famílias foram retiradas do terreno. Ação foi acompanhada pelo Tribunal de Justiça e pela Prefeitura de Teresina, mas houve confronto com a Polícia Militar.
Dois homens são presos durante reintegração de posse de terreno com cerca de 800 famílias na Zona Sul de Teresina — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Polícia Militar do Piauí cumpriu, nesta terça-feira (21), ordens judiciais de reintegração de posse de um terreno nos residenciais Teresina Sul e Bosque Sul, Zona Sul da capital. Os militares, junto com a Prefeitura e servidores do Tribunal de Justiça, removeram mais de 800 famílias que ocupavam o espaço. Houve confronto e dois homens foram detidos.
Segundo o diretor de Inteligência da PM-PI, coronel Jacks Galvão, os dois homens foram conduzidas a um distrito policial suspeitas de dispararem fogos de artifício contra os policiais.
"No tumulto, foram disparados tiros com munição não letal [pelos policiais] e os dois foram conduzidos. Os terrenos foram desocupados, mas continuamos aqui", comentou o coronel Jacks Galvão.
Em nota, a PM-PI informou que chegou a tentar várias vezes, por meio da equipe de gerenciamento de crises e direitos humanos, "fazer a desocupação voluntária, inclusive com reuniões com representantes dos ocupantes", mas não foi possível (leia o posicionamento completo ao fim da reportagem).
Conforme a organização do movimento, o local é ocupado por famílias, muitas mães com crianças, idosos e mulheres grávidas que não têm para onde ir. A negociação entre ocupantes e PM-PI iniciou por volta das 6h.
PM cumpre reintegração de posse de terreno ocupado por cerca de 800 famílias na Zona Sul de Teresina — Foto: Ângela Bispo/TV Clube
Uma das representantes dos ocupantes, identificada apenas como Maria, relatou que o espaço esteve abandonado durante anos. O proprietário do terreno, no entanto, após a ocupação, ingressou com uma ação na Justiça cuja decisão foi favorável a ele e determinou a reintegração de posse.
"Foram 10 anos aqui sem ninguém dar atenção, onde jogavam motos roubadas, corpos, tudo. E aí as famílias vieram. Estamos aqui para lutar por um pedaço de chão, aqui é um campo de resistência, campo de guerra. Tem mãe, criança, idoso, grávida, que não podem ficar aqui. Os que podem, ficam. Eles estão lutando pelo seu, não estão matando, não estão roubando", disse ela, no início da manhã desta terça-feira (21).
PM cumpre reintegração de posse de terreno ocupado por cerca de 800 famílias na Zona Sul de Teresina — Foto: Ângela Bispo/TV Clube
Trabalhadores do Consórcio Teresina Ambiental (CTA), responsável pela limpeza pública da capital, também estiveram no local para desmontar os barracos das famílias e retirar as lonas do terreno.
PM e Prefeitura cumprem reintegração de posse de terreno com cerca de 800 famílias na Zona Sul de Teresina — Foto: Ângela Bispo/TV Clube
Confira a nota completa da Polícia Militar
A Polícia Militar do Estado do Piauí informa que deu apoio ao cumprimento a 5 ordens judiciais para a realização de reintegração de posse em uma área de 32 hectares localizada na região sul da capital.
A PM-PI através do gerenciamento de crises e direitos humanos tentou, por diversas vezes, fazer a desocupação voluntária, inclusive com reuniões com representantes dos ocupantes.
Durante a operação de reintegração foram feitas algumas conduções ao distrito policial. O Comando da Operação foi realizado pelo Departamento Geral de Operações (DGO), com apoio das tropas especializadas e da Coordenadoria de Mediação de Conflitos da PMPI.
Fonte: Portal G1 PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário