Foto: Ascom Polícia Civil
A Polícia Civil do Piauí realiza neste momento uma operação para combater a venda de aparelhos celulares roubado no Shopping da Cidade, no Centro de Teresina.
Por decisão judicial, os policiais fazem busca e apreensão em dois boxes que foram interditados.
Os policiais fecharam parte do acesso a praça da Bandeira que fica ao lado do shopping para realizar a operação.
Até o momento, 10 pessoas foram conduzidas para a Central de Flagrantes de Teresina.
"Essa operação visa combater furtos de celulares na área da praça da Bandeira. A gente entende que o comércio pode ser mantido pela população, mas a polícia quer tirar esses objetos que são furtados. Infelizmente a maioria dos roubos de celular, a localização aponta aqui. Estamos conferindo a procedência, se a pessoa não tem mandado de prisão e aqueles que forem legais serão liberados e o comércio será mantido. A população tem que entender que é precisa comprar celular com nota fiscal. A gente verifica o IMEI, e os que estão com restrição vão ser encaminhados para as providências legais", informou o coronel Jacks Galvão.
A Polícia informou que cerca de 200 policiais estão participando dessa operação. "Estamos verificando cada uma das pessoas que estão comercializando os aparelhos. Estamos conduzindo 10 para verificação, pois estavam com produtos sem documentação necessária ", destacou.
Foram fechados dois boxes no Shopping da Cidade, sendo que um deles havia uma decisão judicial informando que o aparelho roubado em São Luís, no Maranhão, havia sido vendido no local.
Os policiais ainda deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão em um dos boxes com base em uma investigação pelo crime de receptação, relacionado a venda de um produto roubado em São Luís, no Maranhão, em agosto de 2022. O aparelho foi vendido para uma pessoa em janeiro de 2023 em um dos boxes localizado no Shopping da Cidade. Após comprar, ao descobrir que se tratava de um produto roubado, a pessoa denunciou o caso para a polícia. O mandado foi cumprido hoje pelo Greco.
"É uma operação integrada e o objetivo é inibir a venda de aparelhos roubados e como consequência ter um resultado lá na subtração na prática de roubos de aparelho. Hoje estamos cumprindo um mandado de busca e apreensão e o poder judiciário suspendeu as atividades comerciais desse estabelecimento. É uma operação integrada para combater o roubo de aparelho celular e infelizmente eles são roubados porque tem alguém que alimenta essa parte de receptação", informou o delegado Charles Pessoa.
A Administração do Shopping informou que vai tomar as medidas legais contra os dois proprietários dos boxes que estavam vendendo produtos roubados.
A operação conta com o trabalho integrado da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) e Guarda Municipal de Teresina.
Flash Bárbara Rodrigues e Yala Sena
redacao@cidadeverde.com